Redução do tempo de espera para laqueadura

Eficiência no planejamento familiar é debatida

Compartilhe!

1 curtiu

Mais eficiência no programa de Planejamento Familiar da SMS, com redução do tempo de espera para cirurgia de laqueadura. Essa foi a reivindicação apresentada na Sessão da Câmara no dia (4/11) pelo vereador Benedito Furtado (PSB) às autoridades da Saúde de Santos, por meio de requerimento. Segundo o vereador, recentes declarações à imprensa da chefe da Coordenadoria do Complexo Hospitalar da Saúde da Mulher, Cláudia Cristina Ferreira Fernandes, de que a espera pela cirurgia de laqueadura é de dois meses, não passaria de ficção.

¨ Na realidade , há casos de mulheres da faixa mais pobre da população que, há 4 ou 5 anos, lutam para conquistar esse direito mas há pouco interesse dos médicos que fazem o pré-natal em atender a vontade da gestante, mesmo que ela tenha grande número de filhos¨. Normalmente as interessadas são encaminhadas para o programa de planejamento familiar da SMS no qual são oferecidos outros métodos de contracepção, inclusive vasectomia para os companheiros, num processo muito burocrático. E mesmo quando há definição pela laqueadura, a cirurgia nunca coincide com o parto cesariana , o que evitaria duas internações seguidas.

Furtado argumenta que no serviço médico particular o procedimento de laqueadura no momento do parto é rotineiro. Já no serviço público são criadas dificuldades imensas para que a mulher decida o destino de seu corpo e planeja o tamanho de sua família. Apesar da existência de outros métodos de contracepção Furtado lembra que, questões culturais, machismo e outras motivações impedem o seu uso, assim como muitas mulheres não se adaptam à pilula anticoncepcional ou ao uso do DIU. ¨É preciso que a Secretaria Municipal de Saúde desburocratize os pedidos das mulheres, respeitem decisões tomadas, e paralelamente, capacite também os médicos que fazem o acompanhamento pré-natal a detectar a real demanda existente¨.