Reciclagem de óleo de cozinha pode virar programa

O objetivo é desenvolver uma campanha de conscientização sobre esse tipo de reciclagem

Jama quer que reciclagem de óleo de cozinha vire programa

O vereador Jama quer que a prefeitura de Santos divulgue campanha de conscientização sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha, bem como implemente serviço de coleta, a exemplo do que já ocorre com o lixo reciclável, desse resíduo nas residências da cidade. O vereador apresentou o trabalho na sessão da Câmara, no último dia(6).

Na justificativa, Jama observa que, hoje, todas as atenções da sociedade estão voltadas para o meio ambiente. “A situação exige que pautemos nossas ações pessoais, sociais e políticas em prol de um mundo sustentável. Por isso, nenhum esforço ou recurso é demais para a implantação de políticas urbanas, principalmente, que visem proteger o meio ambiente das nossas agressões”, observa.

Para ele, a questão do lixo está se tornando um dos problemas mais graves da atualidade, “a reciclagem é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos, com diversas vantagens ambientais”. O vereador santista mencionou, em seu trabalho, a reportagem Óleo usado na cozinha gera lucro, do jornal A Tribuna, do dia 18 de julho último, onde são apresentados argumentos contundentes dos benefícios que a reciclagem específica do óleo comestível gera ao meio ambiente.

Jama lembrou que a cidade de Santos, por muitas vezes, esteve na vanguarda de políticas públicas com caráter social avançado, “a adoção da reciclagem do óleo comestível é mais uma delas”, compara.

O vereador lembra que a Engenharia Ambiental está aí para prover a humanidade de tecnologias de tratamento e reciclagem de resíduos. “No caso do óleo comestível, num primeiro momento não conseguimos perceber a nocividade do despejo dele na rede esgoto. O óleo mais leve que a água, fica na superfície, criando uma barreira a qual dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática”.

Gabinete - vereador Jama
Tels.: (13) 3219-3085 e 9712-8067