Raça pitbull poderá ter microchip

Projeto apresentado estabelece regras.

Vereador quer pitbull com microchip em Santos

A cidade de Santos também pode exigir a aplicação de microchip nos cães da raça pitbull. É que o vereador José Antonio Marques Almeida (Jama), do PDT, apresentou, no dia 3 último, na Câmara Municipal de Santos, projeto de lei estabelecendo regras para a criação de pitbulls na cidade. Entre outras coisas, o vereador quer a aplicação de microchip nos animais e que em passeios em locais públicos, o cachorro esteja com focinheira e coleira apropriadas.

Jama justifica a matéria em razão dos últimos acontecimentos, na cidade e mesmo em outras cidades, “que nos servem de alerta que do jeito que está não dá para continuar”. O vereador refere-se ataques de pitbulls contra pessoas.

O microchip é um equipamento de tamanho reduzido que serve para armazenar informações importantes sobre o animal, como local do nascimento, idade e vacinas – e do proprietário (endereço, telefone e números de identidade e CPF). “Infelizmente, tem muita gente que vem abandonando essa raça nas ruas, da mesma forma serve para identificar os donos em caso de ataques”, observa o vereador santista.

FERA
Assim como o bulldog, justifica Jama, o American Pitbull Terrier é um cão que foi desenvolvido para brigas com touros e ursos. “É extremamente forte e pode se tornar agressivo. No entanto, também pode aprender a ser pacífico e obediente. A raça como um todo possui certa tendência à combatividade”.

O vereador observa que  “estamos vendo em nossa Cidade, assim como em outras cidades do País, cães dessa raça descontrolados, atacando pessoas. Algumas, inclusive, vindo a morrer. Infelizmente, a ignorância ou a falta de irresponsabilidade de alguns donos acaba provocando muitos problemas. E vidas humanas não podem pagar por isso. Não podemos deixar que as coisas aconteçam. Torna-se urgente disciplinar a criação e mesmo o passeio do cachorro Pitbull em nossa cidade para evitar novos acidentes, novos ataques, novas ameaças e riscos para todas as pessoas, crianças, jovens, adultos e idosos”.

Gabinete - vereador Jama
rosangelaribgil@uol.com.br