Quase 500 pessoas já participaram dos debates

Próxima audiência pública do Plano Diretor será para moradores da região Central de Santos

Com a realização da terceira rodada de debates do Plano Diretor, a Câmara de Santos já conseguiu reunir aproximadamente 500 moradores da Cidade para discutir as propostas de mudanças nas leis de ordenamento urbanístico, em tramitação no Legislativo desde fevereiro.

Somente da audiência pública de ontem (dia 26), na Zona Noroeste, cerca de 130 pessoas participaram. O encontro dos que vivem nos bairros dessa região do Município com os parlamentares ocorreu no Dale Coutunho.

Além da dupla de vereadores responsáveis pelo debate – Adilson Júnior (PT) e Geonísio Pereira Aguiar (PMDB) – outros oito parlamentares acompanharam a audiência: Cassandra Maroni Nunes (PT), Marcelo Del Bosco e Braz Antunes Mattos Neto (ambos do PPS), Benedito Furtado e Valdir Nahora (ambos do PSB), Arlindo Barros (PSDB), Roberto Oliveira Teixeira (PMDB), e o suplente do PR, Mauro Mandira.

A população participou ativamente da discussão. Depois de assistirem a uma apresentação que explica como se dá a formulação do Plano Diretor de um município, e resume as oito ideias-força destacadas pelos vereadores, os moradores puderam se manifestar acrescentando sugestões às propostas.

Ao vereador Adilson Júnior coube a tarefa de apresentar as ideias-força: ir e vir, ventilar e iluminar, fixar a população, sanear e drenar, ser ambientalmente sustentável, ser energeticamente eficiente, ser segura e precavida, cuidar do patrimônio ambiental e cultural. Como morador da Zona Noroeste, ele procurou associar cada tema com a realidade da região. Ao falar de drenagem, por exemplo, ressaltou as constantes inundações que afetam os bairros.

Contribuições

Contando manifestações escritas e faladas, a Câmara recebeu 72 contribuições populares, algumas com mais de uma sugestão. Entre os principais anseios da população da Zona Noroeste temas como habitação, drenagem, e mobilidade/transporte foram os mais citados.

Uma das sugestões para melhorar a molibilidade na região foi feita por Vitor Azenha. Ele defendeu a criação de estrutura de serviço e comércio na Zona Noroeste, o que diminuiria a necessidade dos moradores se dirigirem ao Centro e a orla da Cidade, seja para trabalhar ou para consumir. “Como o morador daqui tem que fazer quase tudo fora, perde muito tempo com locomoção. São duas horas por dia, pelo menos, perdidas. É preciso também um transporte digno. Não há ônibus suficientes para atender a Zona Noroeste”.

No final da audiência, o vereador Geonísio agradeceu a participação da população e ressaltou a importância da contribuição dos moradores. Os vereadores assumiram o compromisso de transformar as sugestões pertinentes às leis que serão revisadas (Plano Diretor e Leis de Uso e Ocupação do Solo nas Áreas Insular e Continental) em emendas aos projetos do Executivo.

Próxima audiência

O cronograma de audiências públicas do Plano Diretor segue na próxima terça-feira (dia 3 de maio). O debate, às 19 horas, para os moradores da região central da Cidade, será na Sala Princesa Isabel e ficará sob coordenação dos vereadores Hugo Duppre (PMN) e Cassandra Maroni Nunes (PT).

Ao todo, 11 parlamentares coordenam o processo participativo de revisão do Plano Diretor. Eles integram as Comissões Permanentes de Política Urbana e Funções Sociais da Cidade, de Meio Ambiente, de Justiça e Redação, e Comissão Especial do Plano Diretor.