Qualidade de vida dos animais é tema de audiência pública

A regulamentação do transporte de animais e os cuidados com animais comunitários serão discutidos nesta quarta-feira (dia 6 de março), às 19 horas, durante audiência pública promovida pela Comissão Permanente do Verde, do Meio Ambiente e da Proteção à Vida Animal. Os temas integram dois projetos que ainda serão apresentados na Câmara de Santos.

A ideia é reunir profissionais que têm relação com o assunto, como por exemplo, pet shops, clínicas, hospitais e laboratórios veterinários, além de entidades ligadas à qualidade de vida dos animais. Assim, de acordo com o vereador Benedito Furtado (PSB), autor das propostas e presidente da Comissão, será possível ouvir opiniões.

No caso do projeto que institui normas para o transporte de animais realizado por estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço, “nós estamos propondo algumas regras, porque hoje isso é feito de qualquer jeito”, argumenta Furtado. A ideia inicial  prevê, por exemplo, que os veículos deverão ser climatizados e ventilados, e com compartimentos individualizados para o transporte de mais de um animal ao mesmo tempo. Ao final de cada transporte, esses compartimentos deverão ser higienizados para evitar contaminações.

Já a proposta que determina normas para atendimento e proteção ao animal comunitário,  ou seja, aquele que apesar de não ter proprietário definido, estabelece relação com a população do local onde vive, prevê atendimento pela Coordenadoria de Proteção à Vida Animal (Codevida), para vacinação, medicação, castração ou esterilização.

Local
A audiência pública será realizada na Câmara de Santos, na Praça Tenente Mauro Batista Miranda, nº 1 – Vila Nova. Além de Furtado, também integram a Comissão  do Verde, do Meio Ambiente e da Proteção à Vida Animal, os vereadores Adilson dos Santos Junior (PT) e Douglas Gonçalves (DEM).

Coordenadoria de Comunicação Institucional
imprensa@camarasantos.sp.gov.br