Projetos prevêem melhorias no São Manoel

O bairro São Manoel foi tema de discussão durante audiência pública da Câmara Municipal. A Sociedade de Melhoramentos reivindica várias melhorias.

Dois projetos de grande interesse do São Manoel (bairro localizado na entrada de Santos)  foram divulgados,  na noite do último dia 12 de junho, pelo Secretário de Governo, Márcio Lara, em audiência pública  realizada na sede da Sociedade de Melhoramentos do Bairro, por iniciativa da CEV que acompanha na Câmara Municipal a melhoria na qualidade de vida do Jardim São Manoel.

Para o vereador Benedito Furtado (PSB) que preside a CEV, a audiência foi produtiva e outras reuniões vão continuar acontecendo, já que os problemas do bairro são inúmeros e estão sendo equacionados gradativamente. ¨A população terá, nos próximos dias, condições de avaliar e apresentar sugestões sobre os dois projetos já que o objetivo da audiência foi justamente a de motivar a participação dos moradores nessas questões de interesse do bairro¨.

Um dos projetos prevê a construção de rotatória na Marginal Anchieta para dar segurança na entrada e saída de veículos no bairro, que hoje acontece de forma caótica; e o outro contempla a construção da Praça Nicolau Geraigire num terreno de 9.300 m2 que vai abrigar além de equipamentos de lazer, como campo de futebol, a construção de Unidade Básica de Saúde.

Segundo o Secretário de Governo Márcio Lara, que fez a apresentação dos projetos, o prefeito João Paulo Tavares Papa está se empenhando pessoalmente em buscar recursos junto à iniciativa privada para a construção da policlínica, em parceria com o poder público.

Durante a audiência, que atraiu cerca de 30 moradores, já houve sugestões no sentido de aumentar a extensão do campo de futebol, (1350 m2) que será murado e ganhará alambrados.  O projeto inicial prevê ainda a construção de playground e quadra poliesportiva, que podem ser ou não mantidos.  Haverá também uma área ajardinada separando o espaço de lazer da estação de tratamento da Sabesp, localizada numa das pontas da praça. Segundo o secretário Márcio Lara a praça será construída pela Administração Regional da Zona Noroeste, em etapas. Na escala de prioridades figura a unidade básica de Saúde, vindo em seguida as calçadas no entorno da praça e na seqüência os equipamentos de lazer. .

ROTATÓRIA

Segundo exposição do arquiteto Wagner Ramos, autor do projeto da Prefeitura que prevê a construção da rotatória já houve  aprovação  da Ecovias para esse estudo inicial.  A obra implicará na construção de uma nova pista, paralela à marginal, na extensão do bairro, desde a altura do Bigode até a passarela.
Essa segunda pista permitirá que seja feito o contorno de veículos procedentes do Centro da Cidade, a 120 metros da passarela, com entrada no bairro pela Rua Abel Simão, sem necessidade de cruzar a Marginal. A outra saída de veículos pela Rua Mário Gracho,  seria eliminada, para evitar conflitos  no trânsito.

Por se tratar de obra de alto custo, o Secretário de Governo deixou claro que será necessário a busca de recursos, inclusive participação da Ecovias e da Artesp – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de S. Paulo.

Ficou definida na audiência, a realização de encontro específico para discutir os problemas enfrentados pelos caminhoneiros em relação à ação da CET, definição de locais de estacionamento, multas excessivas, e entrega de selos para caminhões do bairro.

Participaram da reunião representantes da Ecovias, (Fábio Souza e Ana Paula Arruda), das Secretarias de Planejamento, de Assistência Social, Seosp, Governo, CET, além dos vereadores que integram a CEV, Benedito Furtado, Marcelo Del Bosco e representante do vereador Banha.

Vereador Benedito Furtado (PSB)
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br