Projetos diferenciados

Projetos voltados à cultura e cidadania são destaques

Compartilhe!

Curtir
A Câmara Municipal de Santos hoje também é um espaço que reúne educação, cidadania, cultura, empreendedorismo e assistência jurídica por meio de iniciativas que tem como objetivo oferecer serviços gratuitos para a população.

Projetos como Câmara Cultural; o ponto de atendimento jurídico do Cadoj; Castramóvel e também um display do Leia Santos, além de mais visibilidade aos projetos educativos Câmara Jovem e Visite a Câmara, começaram a ser implantados em 2017 pela atual Mesa Diretora, por meio do presidente da Casa, o vereador Adilson Junior.

“É importante que nossa Casa de Leis também seja um espaço para trazer conhecimento aos munícipes e a gente vem trabalhando para isso”, afirma Adilson.

O serviço de assistência jurídica gratuita do Cadoj completou um ano de atendimento e orienta os munícipes todas as segundas-feiras, das 14h às 17h. Ele é voltado para a população de baixa renda que não tem condições de adquirir uma representação jurídica remunerada em processos relacionados a divórcios, investigações de paternidade, indenizações, pensão alimentícia, execução de alimentos, inventários, regulamentação de visitas, adoção, guarda, entre outras questões.

Dentro do projeto Câmara Cultural, até o momento, 10 exposições fixas já passaram pelo Legislativo, em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos. Exposições com outros parcerias também podem ser realizadas como a itinerante em homenagem aos 80 anos da Associação dos Engenheiros e Arquitetos, que fica até quinta-feira (11/10).

O Câmara Jovem tem como objetivo aproximar a educação do mundo político já recebeu mais de 160 jovens e está atualmente em sua 4ª Legislatura. Entre os dias 15 de outubro a 21 de novembro as inscrições para a próxima Legislatura de 2019 estão abertas.

Ideias de jovens vereadores já resultaram em projetos de lei, como por exemplo, o do jovem vereador Pedro Henrique da Silva Jonas, que criou um projeto incorporando no calendário oficial da cidade o “Dia do Enxadrista”, a ideia foi abraçada pelo vereador Bruno Orlandi em sessão e aprovada em 1ª discussão por todos os vereadores da Casa, seguindo para sanção do Prefeito.

O serviço de castração animal móvel passou a atender na Câmara uma vez por mês com o Castramóvel atendendo moradores do Centro da Cidade. As castrações devem ser agendadas todo dia 15 na parte da manhã das 8h às 12h e no período da tarde das 14h às 17h pelo telefone (3203-5075 e 3203-5593) ou diretamente na sede da Coordenadoria localizada na Av. Francisco Manoel s/nº.

O projeto de incentivo a leitura, Leia Santos, existente há 12 anos e consiste em uma biblioteca móvel itinerante e display de livros espalhados em diversos pontos da cidade. Já distribuiu mais de 70 mil livros e tem agora um ponto na Câmara de Santos disponível das 08h às 18h.

Já o Visite a Câmara é um projeto de visitas monitoradas que envolve política, educação e cidadania. Os estudantes são recepcionados por um dos vereadores que explica a função dos parlamentares na cidade, seus direitos e deveres, os tipos de trabalhos realizados, além de tirar dúvidas que os estudantes trazem.

Participe você também dos nossos projetos e para mais informações acesse www.camarasantos.sp.gov.br.

Álbum de Fotos