Projetos de exploração sexual infanto-juvenil e prevenção ao abuso sexual doméstico estão sendo viabilizados

Parlamentar apresenta propostas para a violência doméstica e exploração sexual

O presidente da Comissão Permanente do Direito da Criança de Adolescente, vereador Arlindo Barros (PSDB), vai expor em reunião dia 7 de março com os membros da comissão, dois projetos criados para instituições sem fins econômicos, sendo um de prevenção a violência sexual doméstica e o outro de enfrentamento a exploração sexual infanto-juvenil.

Sobre o projeto de prevenção a violência sexual doméstica, a autora Cláudia Zimmermann pretende criar mecanismos para alertar as crianças e jovens sobre o tema de forma didática “Trata-se de uma proposta de sensibilização e capacitação de alunos a fim de que sejam multiplicadores das ideias relacionadas a prevenção do abuso sexual doméstico e a exploração sexual, tendo como instrumento a confecção de folders para adultos e gibis para crianças e adolescentes para gerar discussão e conscientização sobre o assunto“, diz. O projeto foi apresentado ao Fundo Municipal do Direito da Criança e Adolescente para captar os recursos necessários para sua execução. Além disso, Barros apresentou a proposta aos principais gestores públicos para a viabilidade de sua execução. "Realizamos uma reunião com a coordenadoria pedagógica da Secretaria de Educação, a pedido secretaria Suely Maia, onde o projeto foi analisado e se mostraram interessados em sua implantação, tanto para os professores como para os alunos", diz o vereador.

No caso do enfrentamento a exploração sexual infanto-juvenil, Barros foi à São Paulo solicitar ao Secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa apoio para sua execução. O secretário determinou a sua assessoria apoio técnico para que o projeto seja encaminhado pelo CONDECA (Conselho de Direito Estadual da Criança e Adolescente). "Pelo que conversei com o Paulo Alexandre, tudo indica que o projeto poderá ser viabilizado para a toda a Região da Baixada Santista". A proposta prevê um local para acolhimento de jovens que se encontram na situação de exploração sexual, para que possam ter acesso a um local com acompanhamento de profissionais especializados, oficinas de capacitação para o trabalho, complemento na formação educacional, lazer, entre outras ações.

"Sabemos que o prefeito Papa está fazendo de tudo para resolver essa questão. Porém não podemos jogar toda a responsabilidade emcima dele. O que faço é mostrar alternativas eficientes e de solução rápida para o mesmo problema", entende Barros.

Wilson Soares - Assessor de imprensa

MTB. 43.216 // (13) 9704-4470