Projeto torna obrigatória orientação vocacional

Ideia partiu do vereador Manoel Constantino

Compartilhe!

2 curtiram

Os alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental da rede pública municipal de educação podem passar a receber orientação vocacional, de modo a permitir a identificação de características pessoais e habilidades e, dessa forma, tornar mais fácil a escolha da profissão a seguir no concorrido mercado de trabalho.

Projeto de lei nesse sentido foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Manoel Constantino (PMDB), e já se encontra no Gabinete de Assessoria Técnico-Legislativa para análise preliminar. A seguir, será apreciado pelas Comissões Permanentes da Casa, que emitirão parecer para votação em plenário.

O projeto destaca que a orientação vocacional, a cargo da Secretaria Municipal de Educação, será ministrada por professores da própria rede, desde que devidamente habilitados ou treinados para esse tipo de atividade. Também poderão participar especialistas não pertencentes à rede municipal e profissionais de outras áreas, que atuarão por meio de palestras, seminários e outras atividades.

Escolha difícil
Na justificativa, o vereador Manoel Constantino ressalta que a escolha profissional é um dos momentos mais difíceis e importantes na vida de um jovem. “Dilemas sobre seguir a vocação ou a carreira que melhor remunere sempre passam pela cabeça da maioria dos jovens. E é para ajudá-los a decidir que existe a orientação vocacional”, observa Constantino.

O vereador acredita que até mesmo as famílias devem ser inseridas nesse processo e acrescenta: “Mesmo quando o jovem não sai com uma opção definida, ele absorve conhecimentos ampliados acerca das profissões, podendo direcionar-se para uma área”.

Segundo Constantino, nos últimos anos o teste vocacional tradicional está sendo substituído por encontros, nos quais profissionais e estudantes debatem e esclarecem suas dúvidas sobre autoconhecimento e escolha da carreira profissional. “O ideal, ainda, é que o interessado acabe refletindo sobre valores familiares, sociais, religiosos e profissionais”, conclui.

Assessoria de Imprensa
Gabinete: Vereador Manoel Constantino