Projeto sobre lixo reciclável receberá emenda

Ademir Pestana é autor do projeto

1 curtiu

Projeto vai receber emenda sugerida pelo vereador Fabião restringindo a obrigatoriedade ao lixo recolhido pela coleta oficial. Na sessão desta quinta-feira 15/05/08 o Projeto de Lei do vereador Ademir Pestana proibindo a deposição de lixo reciclável no lixão foi aprovado em primeira discussão na Câmara após 40 minutos de debate acalorado. Alguns vereadores não atentaram para o conteúdo principal do Projeto - impedir o desperdício de lixo limpo - e tentaram modificar a proposta, estender sua discussão e até invalidar seu objetivo acrescentando outras prioridades, como a ampliação da coleta.

Mas o fato de Santos ter o menor índice de reciclagem da região e o custo mais caro do país na coleta foram argumentos imbatíveis para sua aprovação, conseguida após Pestana prometer fazer uma emenda proibindo que apenas o lixo resultante da coleta oficial seja despejado no aterro. Hoje, o lixo é recolhido por caminhões semi-compactadores que inutilizam o aproveitamento do lixo reciclável e apesar da Prefeitura garantir que 100% da cidade tem a coleta de recicláveis muitas pessoas a desconhecem e nunca a viram. "É preciso instalar uma cultura de reciclagem", proclamou Pestana, "para elevar os índices de aproveitamento do material. É preciso estar em dia com o meio-ambiente", finalizou.