Projeto que cria programa ao turismo receptivo é aprovado

Matéria é de autoria do vereador Paulo Barbosa

A Câmara de Santos aprovou na sessão do último dia 05/05/08, em segunda e definitiva discussão, o Projeto de Lei nº 42/2006 que cria o Programa de Apoio ao Turismo Receptivo no Município. De autoria do vereador Paulo Gomes Barbosa, líder do PSDB na Casa, a matéria estabelece critérios para a qualificação, credenciamento e uniformização do atendimento oferecido pelo trade turístico da Cidade aos visitantes nacionais e estrangeiros que chegam a Santos.

Entre as medidas previstas no projeto estão a divulgação de informações sobre a Cidade, de forma padronizada, por meio de material impresso, nas principais portas de entrada dos turistas (hotéis, rodoviária, Terminal de Passageiros do Porto de Santos) e a realização periódica de pesquisas de opinião junto aos turistas, com o objetivo de reorientar o planejamento de políticas públicas para o setor.

A fim de estimular e contribuir para a formação dos profissionais que atuarão no setor, o projeto prevê ainda a participação de estudantes dos cursos universitários e profissionalizantes na área de Turismo, que deverão ser orientados por professores ou equipes de supervisão acadêmica no decorrer das atividades.

O projeto determina também que os resultados das pesquisas de opinião sejam publicados anualmente no Diário Oficial do Município, medida que tem como objetivo facilitar o acesso dos agentes envolvidos no setor às informações pertinentes.

Somente na última temporada, um total de 17 transatlânticos realizou escalas em Santos. Segundo levantamento dos órgãos ligados ao porto, mais de 520 mil turistas passaram pela Cidade no período, provocando um aquecimento da ordem de R$ 60 milhões à economia da região.

“Este é um volume de recursos que poderia ser ampliado, caso os passageiros que embarcam na Cidade fossem estimulados a chegar um dia antes ou se aqueles que estão em trânsito fossem incentivados a permanecer na Cidade antes de irem para seu destino final. Mas, para isso, é preciso que tenhamos ações coordenadas e estruturadas de divulgação. E este é o nosso objetivo com o projeto que estamos debatendo na Casa”, explica o vereador Paulo Gomes Barbosa.

Informações para a imprensa:
Amanda Guerra - jornalista responsável
Rua XV de Novembro, 103/109 – Santos – SP. - Tel.: (13) 3219-1848 – 9113-0841