Projeto prevê passagem de ônibus só com cartão

Dessa forma, motoristas não precisam cobrar

Na última sessão (dia 9 de maio) da Câmara Municipal de Santos, o vereador Geonisio Aguiar (PMDB), o Boquinha, apresentou projeto de lei tornando obrigatório o pagamento da passagem de ônibus coletivo na Cidade somente com cartão transporte. A proposta desobriga o motorista de exercer a função de cobrador e efetuar a cobrança da passagem.

A cobrança da passagem pelos motoristas nos ônibus urbanos é assunto polêmico desde a sua implantação. Os argumentos utilizados vão do técnico ao ideológico. “Temos discutido muito nesta Casa sobre a segurança dos motoristas e dos passageiros, e sobre a cobrança da passagem com o ônibus em movimento, que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro”, diz Boquinha, lembrando que se o motorista não efetuar a cobrança em movimento, não consegue cumprir o horário do percurso.

“Nossa proposta é tornar ainda mais rápido todo esse processo, permitindo somente o pagamento da passagem via cartão transporte”, conclui o parlamentar.

A mobilidade urbana ganharia em muito evitando as prolongadas paradas para cobrança das passagens pelos motoristas. Alguns estudos de caso feito pelo vereador Boquinha concluíram que o percurso ganharia quase metade do tempo de viagem sem esse período excessivo de parada, disponibilizando o veículo para mais viagens por ciclo de trabalho, o que representaria para a  população mais ônibus.

Em recente matéria publicada na imprensa, munícipes que possuem automóvel disseram que deixariam o veículo em casa se o transporte público fosse eficiente. A eficiência é o tempo da viagem e a frequência dos ônibus.

A proposta é para que a venda dos cartões de transporte aconteça em bancas de jornais, bares, cabines nas praças, bares, e todo tipo de comércio, desde que autorizado, disponibilizando sua compra nas 24 horas do dia. Em pouco tempo a cultura do cartão estará incorporado por santistas e turistas. Em Buenos Aires o transporte público por ônibus, só recebe o pagamento com moedas e não há rejeição de milhões de moradores e turistas que a visitam diariamente.

Vereador Geonisio Aguiar (PMDB) – Boquinha

Anderson Prado – Tel: 3219-3071