Projeto pede perpetuação da sepultura de Rueda

Proposta pretende preservar memória do historiador

Curtir

Preservar a memória do historiador e professor Waldir Rueda Martins. Esse é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB),  nesta segunda-feira (dia 22 de agosto), em sessão da Câmara. A proposta determina a perpetuação da sepultura de Rueda, no Cemitério do Paquetá.

De acordo com o documento, a perpetuação é da sepultura 183, tipo solo – jazigo 16. O enterro do historiador aconteceu no final da manhã de segunda-feira e contou com a presença de várias personalidades de todo o litoral paulista. Rueda faleceu no domingo, vítima de insuficiência respiratória provocada por pneumonia aguda. Ele deu entrada no hospital Sociedade de Beneficência Portuguesa com fortes dores no peito, pressão baixa e dificuldade respiratória, sintomas que, inicialmente, fizeram com que a equipe médica pensasse ser provocado por um infarto.

Antes de apresentar o Projeto de Lei, Banha fez um discurso emocionado sobre a vida e o trabalho de um dos maiores historiadores da região, reconhecido publicamente como o maior conhecedor da história do litoral paulista. “Hoje é um dia muito triste. Santos perde um dos maiores defensores de nossa história: Rueda, que defendeu com unhas e dentes nosso patrimônio; muitas vezes, com sua própria vida”, acrescentou.

Visivelmente abalado pela perda do amigo e do companheiro de muitas batalhas pela preservação do patrimônio histórico e da memória santista, o parlamentar discorreu sobre pontos importantes da bibliografia de Rueda, como sua iniciativa a Lei Complementar Municipal nº 496, de 21/05/2004, que determina que sejam fotografados, antes de serem demolidos, os imóveis com mais de 50 anos.

“Atento à preservação de monumentos públicos e de patrimônios pertencentes à história de Santos, esteve sempre indicando ao Ministério Público problemas e dando sugestões para que tais bens sejam preservados e melhorados”, lembrou.

“A vida é assim. O que nos motiva a continuar nossa jornada? Qual o real objetivo de nossa existência? Estas e muitas outras perguntas fazem parte deste grande mistério chamado vida. Para Rueda, a vida se resumia em trabalho, pesquisa, estudo e luta por um ideal. Fica para todos da região a memória de nosso grande guerreiro.”

Vereadores dão apoio

Todos os parlamentares subscreveram o discurso apresentado por Banha, que finalizou o documento pedindo um minuto de silêncio em homenagem ao historiador. O vereador Marcus De Rossis (PMDB) mencionou a importância do trabalho do historiador na construção da nova sede do Legislativo, o ‘Castelinho’. Também citou sua contribuição para a produção do livro das sete câmaras municipais, ainda em processo de edição.

Os parlamentares Benedito Furtado (PSB), Manoel Constantino (PMDB), Cassandra Maroni (PT), Roberto Oliveira Teixeira (PMDB), entre outros, também lembraram de passagens importantes de Rueda pela história da cidade.

Marcelo Del Bosco (PPS) enaltaceu o trabalho do professor e historiador, lembrando, em especial, sua coragem ao enfrentar e defender questões importantes para a cidade, independente de interesses políticos ou econômicos. “Não podemos esquecer de sua única obra publicada, Bráz Cubas, que, por sua importância em relação à nossa história, é entregue a todos os visitantes do prédio da Câmara”.

Assessoria de impresa do vereador Banha
Lidiane Diniz