Projeto olímpico empolga prefeito Papa

Pretensão é disponibilizar mais de mil vagas

A proposta de um projeto de natação olímpica, a partir da massificação da modalidade, foi apresentada no último dia (12/11/09) ao prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, pelo vereador Hugo Duppre (PMN), a campeã mundial de maratona aquática, Poliana Okimoto, e seu técnico e marido Ricardo Cintra.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença do secretário Municipal de Esportes, Paulo Musa. “Estou empolgado com a ideia”, afirmou Papa, ao enfatizar que o incentivo à natação se insere na prioridade esportiva da Cidade, que envolve outras modalidades, como o futebol feminino, a ginástica artística e o tênis de mesa. Eles também compareceram a Câmara Municipal, onde foram recebidos pelo presidente da Casa, o vereador Marcus de Rosis e depois foram até a Sala Princesa Isabel onde transcorria a sessão. Na ocasião, a atleta recebeu das mãos do vereador Hugo Duppre, um livro que narra a história do fundador da cidade, Braz Cubas.

Conforme explanou Hugo Duppre, vice-campeão mundial de natação e amante da modalidade, a pretensão é criar uma infraestrutura capaz de assegurar treinamento adequado. A sugestão é formalizar parceria com a Associação Atlética Portuguesa, que possui uma piscina com dimensões olímpicas, com 50 metros de comprimento por 25 metros de largura, a única de Santos.

“A pretensão é disponibilizar cerca de 1.200 vagas”, explicou Ricardo Cintra, ao projetar não só o treino de alto rendimento, mas também a realização de peneiras periódicas para intercâmbio de talentos com os programas desenvolvidos pela Unisanta e Sesi-Santos: “Além de massificar a natação e a maratona aquática, serão formados atletas para representar a Cidade e o País”.

Poliana contou que a recente conquista do título mundial de maratona aquática, com a consequente divulgação dos treinamentos criados por Ricardo Cintra, está gerando o interesse de atletas de várias cidades do Estado. “Com a criação de um centro de excelência, Santos terá grande potencial para colocar atletas na equipe de natação que disputará os Jogos Olímpicos de 2016”, disse.

Por determinação do prefeito Papa, o secretário Paulo Musa ficou responsável em viabilizar encontro com a diretoria da Portuguesa Santista para traçar as bases da parceria. Ao mesmo tempo, será marcada visita às instalações do clube, para dimensionar as necessidades visando adequar sua infraestrutura, entre as quais se insere a implantação de aquecimento da piscina.

Gabinete: R. XV de Novembro, 103 – 2º andar, Sl. 09
Tels: (13) 3219.6391 / 3211.4100 Ramais 4117 / 4172 (Mariana)
E-mail: hugoduppre@camarasantos.sp.gov.br
Assessoria de Imprensa – Luiz Carlos Ferraz – MTb. 2045
Tels. (13) 3284.2373 / 9147.6668.