Projeto instituindo Semana de Diagnóstico de Dislexia é discutido

Iniciativa prevê data no calendário escolar.

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Reservar uma semana do calendário escolar para o diagnóstico da dislexia nas escolas públicas municipais, com realização de testes de leitura nos alunos e treinamento de professores para melhor  identificação dessa síndrome é objetivo do Projeto de Lei apresentado pelo vereador Benedito Furtado (PSB) em fevereiro último e discutido na última sessão (4/10/07) após a tramitação pelas comissões permanentes. 

O PL recebeu  comentários favoráveis  de vários vereadores, que elogiaram a sensibilidade do vereador, preocupando-se em divulgar uma doença que nem sempre é diagnosticada facilmente e traz grandes prejuízos ao aprendizado. A votação ocorrerá na próxima sessão.    

O PL prevê que a Semana de Diagnóstico da Dislexia ocorra no primeiro semestre do ano letivo.  Na justificativa, o vereador lembra que a dislexia, embora atinja um grande número de crianças (em torno de 20%) em maior ou menor grau , é ainda uma síndrome pouco conhecida , inclusive de  pais e educadores.

Considerada como uma das mais comuns deficiências do aprendizado, a dislexia é uma perturbação ou transtorno ao nível de leitura, que resulta na incapacidade parcial de ler, mesmo quando a criança apresenta inteligência normal e não tenha deficiência de audição ou visual.

A  criança disléxica (ou mesmo o adulto que não se tratou)  raramente entende o que lê, já que não assimila o significado das palavras. Soletram mal e também encontram dificuldades para escrever. Algumas escolas chegam a permitir apenas provas orais para os disléxicos. 

Geralmente os portadores da síndrome  fazem confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças sutis de grafia ou cujos sons são acusticamente próximos. Outros sinais indicativos da doença  são omissão de sons, repetição de sílabas, salto de linhas e soletração defeituosa.

Como é uma doença que resulta de falhas nas conexões cerebrais, quanto mais cedo for diagnosticada e a criança for acompanhada por equipe multidisciplinar para corrigir as falhas, menos problemas enfrentará futuramente em sua trajetória escolar e na vida em sociedade. .

Especialistas no assunto garantem que por trás do fracasso  ou da evasão escolar aparecem sempre fortes indícios de dificuldades de aprendizagem relacionadas à linguagem. Se a criança acumular frustrações pela dificuldade na linguagem pode se tornar agressiva, apresentar comportamento anti-social e ser conduzida a uma situação de marginalização progressiva. Entretanto , não deve ser encarada como motivo de vergonha. Tanto que destacadas  personalidades que alcançaram grande projeção, como o inventor Thomas Edison, Walt Disney (fundador dos estúdios Disney) e a escritora Agatha Christie enfrentaram esse desafio. 

Ao apresentar o PL Furtado esclareceu  que o objetivo é proporcionar aos professores condições para melhor identificar a dislexia, dedicando uma semana para realização de testes de leitura avaliando as  dificuldade  de cada criança. A campanha deve também prever a avaliação de dados históricos da família, já que estudos apontam que a síndrome pode ser hereditária. 

Gabinete: Vereador Benedito Furtado (PSB)
Fones: 0xx13 3211-4118 e 3219.3850
www.beneditofurtado.com.br
gabinete@beneditofurtado.com.br