Projeto inclui aula de Educação Financeira nas escolas

Ideia é ensinar o uso responsável do dinheiro

O mercado econômico em crescimento resulta no brasileiro comprando mais. A consequência desse consumismo pode ser o excesso de dívidas. Uma maneira de evitar problemas financeiros no futuro seria educar jovens e crianças para terem conhecimento de como trabalhar com suas contas. Por isso, o vereador Arlindo Barros (PSDB) apresentou projeto de lei que inclui aula de Educação Financeira no Município.

O vereador já havia apresentado em 2010, requerimento pedindo estudos da Secretaria de Educação para implantar a aula de Educação Financeira. Porém, não recebeu resposta. "Ficamos esperando uma informação da Seduc até o início de maio de 2011, mas como não recebemos nada, decidi seguir em frente com o projeto".

Barros justificou que a Educação Financeira faz parte da grade curricular nas escolas de primeiro mundo, cujo objetivo é preparar a criança para que saiba administrar, no futuro, suas finanças de maneira correta, evitando dívidas.

O objetivo da aula nas escolas de Santos é desenvolver a habilidade individual para a tomada de decisões apropriadas na gestão das finanças pessoais e familiares, despertar o interesse e a consciência sobre a gestão financeira pessoal e familiar, desenvolver a mentalidade e a atitude de economizar, investir e poupar, além de preparar as novas gerações para fazer uso inteligente e responsável do dinheiro e dos recursos disponíveis.

O conteúdo programático de informação e orientação sobre a disciplina de Educação Financeira será elaborado pela Seduc. Barros entende que as aulas devem ser desenvolvidas por meio de palestras, atividades interdisciplinares, leitura e interpretação de textos com informações referentes ao tema. "Nesse caso, o assunto para os jovens seria mais fácil e divertido, alcançando o objetivo principal de entender a matéria. Além disso, as aulas serão dadas por professores com conhecimento técnico na área e demais mestres interessados no tema", diz.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470