Projeto defende bancas de jornal

Objetivo é coibir concorrência desleal

Na sessão de quinta-feira (dia 10), o vereador e presidente do PR santista, Odair Gonzalez, apresentou projeto de lei que tem como objetivo proibir a venda de revistas e jornais pelos estabelecimentos de gêneros alimentícios em Santos.

De acordo com o legislador, tal liberação ocasionou grande queda no faturamento dos comerciantes da Cidade, que já sofreram abatimento de arrecadação em virtude do aumento das vendas via internet e assinaturas em editoras. “Ouço muitas reclamações dos proprietários de bancas de jornal e estas foram intensificadas depois que os supermercados e os demais estabelecimentos de gênero alimentício começaram a comercializar revistas e jornais”.

O presidente da Associação de Jornaleiros de Santos, Luiz Vieira do Nascimento, concorda com o vereador e lembra que essa discussão já é antiga. “Até os pontos de venda, melhores localizados, perderam. Não temos como concorrer com supermercados, por exemplo, pois as bancas pequenas não têm condições de pagar as taxas do cartão de crédito, diferente das grandes redes alimentícias”, desabafa.

O município de Santos, segundo Nascimento, possui cerca de 320 bancas de jornal, sendo que se houvesse tal proibição, esses comerciantes arrecadariam em média 25% a mais do que recebem atualmente. “Nós, proprietários de bancas de jornais, temos licença para venda de periódicos, o que não acontecesse com alguns estabelecimentos. Assim, se intensificasse a fiscalização, já ajudaria muito nossa categoria”, entende o presidente da associação.

O projeto foi encaminhado às comissões do Legislativo.

Assessoria de Imprensa do vereador Odair Gonzalez
Daniela Rocha - 7816.0158