Projeto de prevenção ao HPV será apresentado em audiência

Tema será debatido nesta terça-feira (13), às 19h

O Rotary Club de Santos-Boqueirão apresentará, durante Audiência Pública na Câmara Municipal de Santos no próximo dia 13/08/08, às 19 horas, o projeto “Educação e Prevenção do Vírus HPV – Papiloma Vírus Humano”, vírus transmitido por contatos sexuais, inclusive o beijo, que se instala nas mucosas genitais.

Espantada com os últimos levantamentos sobre o HPV, onde se constata que cerca de 15% das mulheres brasileiras entre 18 e 60 anos estão infectadas com o vírus, que é o principal causador do câncer de colo de útero, a Presidente do Rotary Boqueirão, Isabela de Castro, lançou esse projeto no último mês de dezembro.

A iniciativa ganhou o apoio da Universidade Santa Cecília, que contribuirá com várias ações desenvolvidas ao longo do ano, incluindo uma feira de ciências voltada ao tema, como forma de conscientização sobre o perigo do HPV. O projeto também obteve o apoio do Prefeito João Paulo Tavares Papa, que autorizou a realização de palestras sobre o assunto nas escolas municipais. A autorização foi dada de imediato durante reunião solicitada pelo Vereador Braz Antunes Mattos Neto, que é rotariano, entre o prefeito e os presidentes dos dez Rotarys Clubs de Santos.

A Audiência Pública será realizada na Câmara por intermédio do Vereador Braz, que está engajado no tema. Braz apresentou Requerimento solicitando que o Ministério da Saúde distribua gratuitamente em grande escala a vacina contra o HPV (Gradasil) nas Unidades Básicas de Saúde do Estado e dos Municípios, visando deter a disseminação da doença. O Vereador convida toda a população para discutir o assunto na Audiência Pública, no dia 13 de maio às 19 horas, na Sala Princesa Isabel, situada no 1º andar do Paço Municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Braz Antunes Mattos Neto