Projeto de lei visa campanha de prevenção ao HPV

Proposta é da vereadora Telma de Souza (PT)

A elaboração, pela Prefeitura de Santos, de uma campanha anual de prevenção ao HPV (Papiloma Vírus Humano) é o objetivo de um projeto de lei apresentado ontem (18) pela vereadora Telma de Souza, líder do PT, durante sessão da Câmara. Segundo dados dos setores de saúde, cerca de 70% da população mundial já teve contato com o vírus, que pode evoluir para algumas formas de câncer.

“A doença é silenciosa e ataca tanto homens quanto mulheres. Na mulher, pode apresentar lesões verrucosas e planas, e dependendo do tipo do vírus, pode evoluir para o câncer de colo do útero, vagina, reto e laringe, enquanto no homem, o vírus pode causar câncer de pênis, reto e laringe”, alertou Telma em defesa de seu projeto de lei.

Ao contrário de outras doenças sexualmente transmissíveis, a transmissão do HPV não se dá somente pelo contato sexual, e ocorre principalmente nos primeiros anos após o início da vida sexual de jovens e adolescentes. Já existem vacinas para prevenir o HPV, mas o custo é ainda muito elevado.

Para Telma, a divulgação da doença e suas formas de prevenção é de fundamental importância para que o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS, adote a vacinação em massa. “Considerando que grande parte da população ainda desconhece a doença e suas formas de contágio e pela relevância do tema para a Saúde Pública, este projeto de lei é de extrema importância”, afirmou.

Gabinete Vereadora Telma de Souza
Assessor de Imprensa - MTB 21503