Projeto de Lei detalha os benefícios ambientais

Ideia foi apresentada em plenário

Presidente da Comissão Permanente do Meio Ambiente da Câmara de Santos, o vereador Adilson Júnior (PT) apresentou Projeto de Lei que institui no Município o aproveitamento de madeira de podas de árvores.

“O não aproveitamento dos resíduos de poda de árvores e até mesmo de queda (ventanias e chuvas fortes costumam deixar para trás um rastro de árvores caídas) é, seguramente, um desperdício imenso de matéria-prima”, argumentou o vereador.

Ele detalhou que esse aproveitamento depende de vários fatores: “Folhas, frutos, sementes, galhos e flores são aproveitados de diferentes maneiras. No caso dos galhos, aqueles com um diâmetro à altura do peito (de 0 a 8 centímetros) praticamente só servem para a compostagem (transformação em adubo)”.

Acrescentou, contudo, que troncos e galhos mais grossos podem ter uma infinidade de utilidades, desde mobiliário urbano até cabos para ferramentas, brinquedos, utensílios domésticos e mesmo lenha e carvão.

“Os serviços prestados pela arborização urbana são inúmeros e é preciso pensar neles antes de planejar o espaço das cidades”, enfatizou Adilson Júnior. “Uma tipuana adulta, por exemplo, consegue interceptar entre 40% e 60% da água da chuva que cai sobre ela”.

As árvores, na opinião do vereador, além de colaborarem para condicionar o clima, reduzem a poluição e provém conforto para o cidadão – em forma de sombra e beleza paisagística –, sem contar o aproveitamento após a poda.

Gabinete: R. XV de Novembro, 103/109 – 1º andar, Sl. 03 – Centro – Santos/SP – CEP 11010-151 | Tels: (13) 3219.5707 / 3211.4100 – www.adilsonjunior.com.br
E-mail: vereador@adilsonjunior.com.br
Assessoria de Imprensa Luiz Carlos Ferraz - MTb. 2045