Projeto Abre Alas é apresentado dia 30

Oficina Pagu e Fundação Victorio Lanza firmam parceria.

“O carnaval se configura em uma importante ferramenta para o desenvolvimento econômico e social da população. Para isso é necessário planejamento, organização e ações desenvolvidas ao longo dos meses do ano.”

É fundamentado neste pensamento que a Oficina Cultural Regional Pagu, da Secretaria de Estado da Cultura, e a Fundação Victorio Lanza lançam o Projeto Abre Alas, neste próximo dia 30, dentro do Seminário que discutirá o Carnaval Metropolitano. O evento acontecerá na sede da Pagu, na Praça dos Andradas, no Centro de Santos (ver programação) e reunirá representantes de todas as cidades da região metropolitana, além das 30 escolas de samba da região.

Inserido no Projeto estão também as 17 oficinas que acontecerão em cada uma das cidades da Região Metropolitana, no seguintes quesitos: enredo, fantasia, bateria, harmonia/evolução, porta bandeira, alegorias, mestre sala, conjunto melodia, samba-de-enredo, ferragem/costeiros, passista, comissão de frente, baianas, reciclagem/esculturas, cerimonial e afoxé. As oficinas acontecerão de junho até setembro e cada oficina tem duração de 21 horas

Em maio do ano passado a fundação Victorio Lanza, a Secretaria de Estado da Cultura e a Unimonte, em parceria com a Coordenadoria do Carnaval Metropolitano, iniciaram um estudo conjunto e o desenvolvimento de um projeto visando a profissionalização e melhoria constante do Carnaval Metropolitano.

Os objetivos dessa ação são: contribuir com o desenvolvimento social, cultural e econômico da região Metropolitana da Baixada Santista; implantar uma rede de atendimento sócio-cultural através da atuação das Escolas de Samba; contribuir para o crescimento do Carnaval Metropolitano através da solidificação das Escolas de Samba, além de contribuir para o aumento do fluxo turístico da Região Metropolitana da Baixada Santista durante a realização do carnaval.

“O Desfile Metropolitano de Carnaval sentirá o reflexo de todas essas ações, já que estamos propondo um tratamento profissional e estratégico para o carnaval que vai muito além do dia do desfile oficial. Serão formatados projetos específicos que serão apresentados aos parceiros identificados na intenção de se obter recursos, materiais e pessoas necessários”, analisa Naira Alonso, coordenadora da Oficina Cultural Regional Pagu.

“Foram traçadas algumas ações estratégicas visando a realização de um trabalho a curto, médio e longo prazo e não apenas a realização de ações pontuais”, continua Naira.

Entre as ações propostas no Projeto Abre Alas estão:
- levantamento da situação atual das Escolas de Samba (atuação, projetos, interface com a comunidade)
- levantamento dos principais pontos fortes e fracos do Carnaval Metropolitano
- elaboração de um Planejamento estratégico para o Carnaval Metropolitano
- Propor ações para sanar as Escolas de Samba (consultoria, treinamento-gerencial e artístico, projetos em parceria)
- Propor ações para revitalizar o Carnaval Metropolitano (sambódromo, parcerias, eventos)
- Realização do Carnaval Metropolitano – Carnaval 2006.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO:

09 horas – apresentação do Projeto Abre-Alas, pelo diretor da Fundação Victorio Lanza, Alexandre Nunes Affonso
10h30 às 12h30 – Palestra: Escola de Samba X Comunidade, pelo carnavalesco Tito Arantes que atua no carnaval de São Paulo desde 1974 (Mocidade Alegre, Nenê de Vila Matilde, Sociedade Rosas de Outro, Camisa Verde e Unidos de São Lucas), sendo campeão por diversos anos consecutivos
12h30 às 15h – inauguração da sede da Coordenação do Carnaval Metropolitano
- roda de samba e saborosa feijoada no Espaço Pagu
-  abertura das exposições de fotografias, fantasias e adereços (ver abaixo)
15h às 17h30 –
- apresentação do vídeo documentário sobre Carnaval, por Toninho Dantas
- - mesa debate: Coordenação do Carnaval Metropolitano

EXPOSIÇÕES (de 30/04 a 30/05- 2a. a 6a. das 10h às 20h; sábados e domingos 14h às 18h)

Os Heróis do Samba: o fotógrafo Rui Mendes reúne nesse ensaio 23 fotos em preto e branco de compositores, ritmistas e personalidades do Samba no eixo Rio-São-Paulo, ajudando a construir através de lente delicada a memória da comunidade negra brasileira.

Velha Guarda do Samba Paulista: exposição que visita a memória negra paulistana através de fotografias da velha guarda do samba paulista retratados por Wagner Celestino.

Carnaval em Branco e Preto: organizada pelo historiador Marcelo Manzatti, mostra imagens de carnavais da primeira metade do século XX nos bairros da Lapa, do Brás e de cordões formados pela população negra de São Paulo.

Mostra Abre Alas: exposição de fantasias e adereços das escolas de samba.

Entrada gratuita para as exposições.

Delegacia Regional de Cultura – Secretaria de Estado da Cultura
Oficina Cultural Regional Pagu