Programa 'Vovô Sabe Tudo' abre inscrições para 40 vagas

Curtir
A partir desta quarta-feira (3), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Santos abre as inscrições para a 17ª edição do Programa Vovô Sabe Tudo. A iniciativa busca pessoas acima de 60 anos para atuarem como anfitriões em equipamentos públicos e espaços de visitação da cidade. São 40 vagas disponíveis, com o objetivo de valorizar e reconhecer o saber da pessoa idosa.

Para participar, os interessados devem ter renda mensal de até cinco salários mínimos, morar em Santos e possuir uma das seguintes habilidades: comunicação, contação de histórias, habilidades manuais, jardinagem ou zeladoria. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de abril no Centro de Convivência (Ceconv) Zona Noroeste (Rua Gilberto Franco Silva, 317, Caneleira), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30. É necessário apresentar original e cópia de RG, CPF e comprovantes de renda e de residência.

Após a inscrição, os candidatos serão chamados para uma avaliação prática, na qual devem demonstrar suas habilidades. Os selecionados receberão capacitação e atuarão em diversas secretarias, ONGs e centros comunitários. Entre os locais de trabalho estão: Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré, Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Catedral), Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat, Santuário de Santo Antônio do Valongo, Museu Pelé, Orquidário, Jardim Botânico e Aquário.

Os vovôs e vovós também realizam contação de histórias em escolas municipais, ministram cursos de artesanato em centros de convivência e centros comunitários, além de trabalhar com reciclagem na Ecofábrica. A carga horária é de 20 horas semanais, com 4 horas dedicadas à formação permanente. Os participantes recebem um salário mínimo e atuam no Programa por 18 meses.

Implantado em 1998, o programa chegou a ser interrompido, mas foi retomado em 2022 após cobrança da Câmara Municipal. Em dezembro do ano passado, ao comemorar 25 anos, o Programa foi homenageado pela Câmara em Sessão Solene (foto).

Serviço:
Vovô Sabe Tudo - 17ª edição
Inscrições: 3 a 16 de abril
Local: Ceconv Zona Noroeste (Rua Gilberto Franco Silva, 317, Caneleira)
Horário: 9h às 11h30 e 13h às 16h30
Documentos: RG, CPF, comprovantes de renda e de residência
Requisitos: ter 60 anos ou mais, renda mensal de até 5 salários mínimos, morar em Santos e ter habilidades em comunicação, contação de histórias, habilidades manuais, jardinagem ou zeladoria
Benefícios: salário mínimo, capacitação e bolsa-auxílio

* Com informações da Prefeitura de Santos

Álbum de Fotos