PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM SÃO HOMENAGEADOS COM APLAUSO NO DIA 12

Curtir
Em reconhecimento ao trabalho dos profissionais de enfermagem, o município de Santos comemora na próxima sexta-feira, 12 de maio, o Dia do Aplauso. A efeméride foi incluída no Calendário Oficial da cidade pela Câmara de Santos, com a aprovação da Lei Municipal 3.971/2021.

A Lei prevê que as instituições de saúde santistas promovam nessa data um minuto de aplausos ao meio-dia. No ano passado, a celebração foi realizada pelas equipes do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) e da Santa Casa de Santos.

Em todo o mundo, o 12 de maio é Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem, numa referência a Florence Nightingale, britânica que é considerada a fundadora da enfermagem moderna. Nascida a 12 de maio de 1820, ela organizou o atendimento aos soldados feridos durante a Guerra da Crimeia (1853-1856).
No Brasil, celebra-se ainda a Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio, homenageando também Ana Néri, primeira enfermeira do país a se alistar voluntariamente no serviço militar.

O trabalho da enfermagem ganhou grande destaque durante a pandemia de covid-19. Autor da Lei que instituiu o Dia do Aplauso em Santos, o vereador Ademir Pestana (PSDB) lembra que além da homenagem é necessário apoiar a luta por melhores salários e condições de trabalho para esses profissionais.

Álbum de Fotos