Professora recebe homenagem da Câmara

Jama entregará medalha de Honra ao Mérito

Compartilhe!

3 curtiram

O vereador José Antonio Marques Almeida, o Jama, entregará a Medalha de Honra ao Mérito "Braz Cubas" à professora Maria Floriscena Tassara Giraldes, nesta sexta-feira (7), às 19h, na Sala Princesa Isabel, na Câmara Municipal de Santos. A homenageada tem a sua vida totalmente dedicada ao magistério. No dia 1º de março último, completou 55 anos ininterruptos de professorado.
 
Aos 82 anos de idade, Maria Floriscena continua lecionando. "Apesar de estar aposentada não consigo largar o ofício", explica. Hoje ela dá aula particular de Língua Portuguesa para candidatos de concursos de magistratura e de vestibular.
 
Para o vereador, Santos, por intermédio da Câmara Municipal de Santos, presta uma justa homenagem a uma pessoa que dedicou sua vida incansável e admirável ao ato do bem ensinar. "Sem dúvida alguma, vemos na vida Maria Floriscena um grande caso de amor pelo Magistério, e quem se beneficiou com certeza foram os seus alunos, que hoje são homens e mulheres bem formados e educados", elogia o vereador Jama, autor da propositura que concedeu a Medalha de Honra ao Mérito "Braz Cubas".
 
Maria Floriscena começou a lecionar aos 17 anos de idade na antiga Casa Pia São Vicente de Paulo. Formada em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (USP), ela compatibilizou a sala de aula com o seu aperfeiçoamento profissional, fazendo cursos de aperfeiçoamento em Filologia Portuguesa, de Orientação Educacional e de inglês e francês.
"É muito bonito o exemplo da nossa professora para as gerações mais novas de perseverança, responsabilidade e amor à profissão", observa Jama, acrescentando que o "ensinar" foi para Maria Floriscena "um constante exercício de rigor, na busca de ações produtivas".
 
A homenageada da Câmara Municipal de Santos também dedicou-se às atividades literárias. Ela é sócia-fundadora e primeira vice-presidente da Academia Feminina de Letras de Santos e diretora da Academia Santista de Letras. Fundou o Ateneu Oswaldo Cruz. Lecionou Português e Literatura Francesa na Faculdade de Filosofia da UniSantos e no Colégio Tarquínio Silva e no ex-Colégio Marçal (hoje Santa Cecília). Foi diretora do Cursinho Saturnino de Brito.
 
Assessoria de Imprensa
Rosângela Ribeiro Gil
Tels.: 9712-8067 e 3219-3085
rosangelaribgil@uol.com.br