Primeira sessão no Castelinho marca nova página da história do Legislativo santista

Autoridades e ex-vereadores acompanham solenidade

1 curtiu

Instalada em sua nova sede, a Câmara de Santos realizou nesta segunda-feira (dia 1 de agosto) sessão no plenário Oswaldo de Rosis, no Castelinho. O momento, acompanhado por autoridades e ex-vereadores, marcou uma nova página da história do Legislativo. Depois de quase 120 anos, foi a primeira sessão em imóvel próprio.

Assim que iniciou o trabalho da mesa diretora, o presidente da Câmara, Manoel Constantino (PMDB), ressaltou a importância da conquista. “É um sonho e foi realizado pelo vereador Marcus de Rosis (ex-presidente da Câmara nos biênios 2007/2008 e 2009/2010, quando a obra do Castelinho foi iniciada). Eu tive a honra de chegar a esse momento feliz”.

Atual líder do governo e filho do ex-vereador que dá nome ao plenário e que também presidiu a Casa em duas ocasiões (1977 e 1981), De Rosis (PMDB) destacou a valorização dos funcionários do Legislativo, que instalados numa sede nova e ampla terão melhores condições de trabalho.

Antes, as atividades da Câmara estavam divididas entre o Palácio José Bonifácio (sede do Executivo), onde ocorriam as sessões (na sala Princesa Isabel), e o prédio anexo, na Rua XV de Novembro, 103/109, que abrigava os gabinetes dos vereadores e o corpo administrativo, mas estava em péssimas condições. “Poucas gente acreditava que nós chegaríamos ao dia de hoje”, disse De Rosis, que também reforçou a “identidade própria e fisionomia única” que o Legislativo passa a ter com a nova sede.

Única mulher da atual legislatura, a vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT) falou logo em seguida. “Tem vários tijolinhos dela aqui”, disse ao lembrar da luta da ex-vereadora Suely Morgado pela conquista da sede própria. Com o novo momento da Câmara, a parlamentar ainda frisou a independência que o Legislativo deve exercer, buscando inspiração nos “melhores preceitos e ideais da república e da democracia”.

Todos os parlamentares destacaram o orgulho de integrar a atual legislatura que ajudou a escrever mais uma página da  política da Cidade.

Votação
Único item pautado, o projeto de lei 56/2011, que autoriza convênio de cooperação técnico-financeira com o Santos e Região Convention & Visitors Bureau, com os objetivos de divulgar a Cidade e incentivar o turismo receptivo, foi aprovado.

Erradicação da pobreza
O prefeito João Paulo Tavares Papa participou da solenidade, após a sessão ordinária. Ao falar da Câmara, destacou a decisão acertada na escolha do local (Vila Nova, bairro próximo do Centro) e o trabalho de recuperação do imóvel histórico do Castelinho, de 1909, e de construção do prédio novo.

O chefe do Executivo ainda falou da importância da Câmara. “Parte do desenvolvimento do Brasil passa por Santos, com o pré-sal e o porto, e pela decisão do parlamento santista. Daí a responsabilidade desta Casa”.

Papa aproveitou a oportunidade para entregar ao Legislativo projeto de lei elaborado pela secretaria de Assistência Social que institui o Programa Municipal de Erradicação da Extrema Pobreza e da Fome. A proposta, que vai disponibilizar mais de R$ 3 milhões no primeiro ano, prevê complementação de renda para 2.529 famílias santistas.

Autoridades
Participaram da sessão, o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho, o prefeito de Mongaguá, Paulo Wiazowiski Filho, e os deputados federal, Beto Mansur, e estadual, Telma de Souza.

Os secretários municipais de Serviços Públicos, Carlos Alberto Tavares Russo, de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, de Meio Ambiente, Fábio Alexandre Nunes, de Finanças, Mirian Cajazeira Diniz, de Defesa da Cidadania, Paulo Affonso Galati Murat Filho, de Segurança, Renato Penteado Perrenoud, de Gestão, Edgard Mendes Baptista Júnior, e de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Marcio Lara, também acompanharam a sessão.

O ex-vereadores Joaquim Carlos Del Bosco Amaral, pai do vereador Marcelo Del Bosco (PPS), e  Nelson Mattos, pai do vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS),  também marcaram presença. Além deles, Moacir de Oliveira, Nelson Fabiano, Fausto Figueira,  Maria Lucia Prandi, Ademir Pestana, José Antonio Marques Almeida (Jama), Arnaldo Hadad, e Jorge Vieira (Carabina), estiveram no plenário.

Os vereadores de Cubatão, Donizete Tavares Nascimento e Francisco Leite da Silva, e de São Vicente, Marco Bitencourt, o diretor executivo da Agem, Marcos Aurélio Adegas, e os comandantes interinos do 6º Grupamento de Bombeiros, major Silvério, e do 6º BPMI, major Oliveira Cardoso, estavam entre as autoridades.