Primeira audiência pública do ano reúne 13 vereadores e cerca de 80 munícipes

“A partir de hoje nós iniciamos uma nova proposta de audiências”. A afirmação do presidente da Câmara de Santos, vereador Sadao Nakai (PSDB), durante a realização de reunião da Comissão Permanente de Saúde e Higiene, nesta quarta-feira (dia 16 de janeiro), reforçou o compromisso da nova Mesa Diretora de ampliar o diálogo com a população.

Na ocasião foi apresentado diagnóstico sobre a situação dos três pronto-socorros municipais. Apesar do período de recesso parlamentar, o encontro contou com 13 vereadores: além de Sadao, Ademir Pestana (PSDB), Adilson Junior (PT), Benedito Furtado (PSB), Carlos Teixeira Filho (PSDB), Douglas Gonçalves (DEM), Hugo Duppre (PSDB), Igor Martins (PSB), Jorge Vieira da Silva Filho (PR), José Teixeira Filho (PRP), Murilo Barletta (PR), Sérgio Santana (PTB), e Evaldo Stanislau (PT), presidente da Comissão e autor do diagnóstico apresentado.

A participação da população, com a presença de diversas entidades da sociedade civil organizada, em especial representantes da área da saúde, e usuários do serviço público de saúde, qualificou o debate. Cerca de 80 munícipes estiveram no encontro e puderam conhecer a situação dos PSs. Dez se inscreveram e manifestaram opinião. O secretário de saúde, Marcos Calvo, também participou da audiência e ouviu todos atentamente. Em seguida, destacou as prioridades da secretaria, entre elas a dengue e o serviço de urgência e emergência.

“Essa atividade vai ao encontro da nossa proposta de discussão com a sociedade”, afirmou o presidente da Câmara reforçando o compromisso do Legislativo abrigar o debate de temas importantes da cidade. Para Sadao, o parlamento deve funcionar como uma caixa de ressonância dos assuntos de interesse dos cidadãos, colaborando com o desenvolvimento do município.

Por isso, ele defende que o poder público compartilhe informação, conhecimento e decisões com a população. E neste processo de diálogo com a sociedade, é consenso da Mesa Diretora que as 15 comissões permanentes da Casa, que tratam de assuntos variados - como por exemplo, saúde, meio ambiente e educação -, são fundamentais.

Coordenadoria de Comunicação Institucional
Câmara Santos