Prevenção e frota municipal são motivos de requerimento

Vereador quer combater o colesterol e melhorar frota. Confira.

Compartilhe!

Curtir

Furtado quer atividades de saúde no combate ao colesterol
 
A inclusão de atividades de saúde preventiva voltadas ao combate ao colesterol foi assunto de requerimento apresentado no último dia 8 à Secretaria Municipal de Saúde pelo vereador Benedito Furtado (PSB).
 
Furtado argumenta que recente pesquisa no Estado apontou que mais de 50% das pessoas entrevistadas desconheciam o que é colesterol e nem o fator de risco que representa para doenças cardiovasculares e o enfarte.
 
A necessidade de alimentação saudável e  realização de exames de sangue anuais para avaliar os níveis aceitáveis para o organismo (quem possui acima de 200 mg  de colesterol em 100 mg de sangue já deve mudar hábitos de vida)  é um dos objetivos de campanhas de esclarecimento.
 
No último dia 8 de agosto foi registrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol mas em Santos a SMS não programou nenhuma atividade especial de orientação à população, conforme constatou Furtado, sugerindo  que a Prefeitura faça a produção de folhetos, orientação na rede de ensino e realização de feiras de Saúde, com  exames gratuitos de sangue, tal como ocorreu na Capital no último dia 8, num trabalho conjunto da Secretaria Estadual de Saúde e Fundação Adib Jatene.  
 
Esse trabalho é importante tendo em vista que a maioria da população também desconhece a diferença entre o bom e o mau colesterol e nem os tipos de alimentos que devem ser consumidos para eliminar o colesterol que entope as artérias.
 
Os especialistas recomendam que haja o consumo de alimentos de baixo teor de gordura, como leguminosas, lentilha, feijão, ervilhas, queijo branco, iogurte desnatado, farelo de trigo, aveia, doces sem creme ou ovos, além de farinhas em geral.  Também é necessária a prática de exercícios físicos moderados, como caminhada, natação e hidroginástica.
  
Usuários apontam desconforto nos novos microônibus da frota municipal
 
Em atenção a denúncia de usuários dos novos microônibus recentemente adquiridos pela Piracicabana para reforço da frota municipal, Furtado apresentou  requerimento na Câmara,  pedindo que a administração avalie com cuidado futuras  aquisições desse tipo de veículo, colocado nas linhas 13, 61, 100, 118 e 181,  desde o mês passado, para servir a área dos
morros. 

Embora elogie o esforço da administração na compra de 46 novos ônibus  (30 microônibus e 16 ônibus convencionais),  Furtado (PSB)  enxerga falta de conforto e segurança nos veículos  menores.

O vereador recebeu queixas de vários usuários em relação aos micros que trafegam lotados em horários de rush . Mas o pior problema é o desconforto. Os passageiros dizem que os micros ¨batem como lata velha¨, são barulhentos e devido  à deficiência no sistema de molas e amortecedores, vêm causando danos até nos equipamentos de coleta de passes, que precisam  ser fixados  com durex,  como foi constatado no ônibus prefixo 5739  da linha 61.
 
Muitos usuários dizem sentir-se num liquidificador, especialmente quando o assento é localizado sobre as rodas¨, diz trecho do requerimento de Furtado. Outra reivindicação à Prefeitura é que seja aumentada a freqüência dessas linhas que servem os morros, tendo em vista que a troca dos ônibus convencionais – mais espaçosos - pelos micros reduz a capacidade de transporte. A Prefeitura adotou o uso de micros nos morros já que seriam mais adequados ao trajeto.

Assessoria do Gabinete
Vereador Benedito Furtado