Prevenção de contaminação do solo é aprovada

Projeto será votado em segunda discussão

Compartilhe!

Curtir

A Câmara de Santos aprovou ontem (05 de outubro), em primeira votação, projeto de lei nº 60/2009 que visa prevenir a contaminação do solo e do lençol freático com o necrochorume, líquido expelido pela decomposição dos cadáveres. O projeto de lei é de autoria do vereador e presidente da Câmara, Marcus de Rosis (PMDB).

A medida prevê que as urnas funerárias contenham formas de acomodar e isolar o cadáver, para evitar a contaminação a partir do necrochorume, que contém substâncias tóxicas. De Rosis ressaltou que o segmento funerário muitas vezes é esquecido, por ser desagradável, mas que gera impactos ambientais. “A chegada do necrochorume às águas dos lençóis freáticos representa perigo à saúde pública da população, além do grande risco de contaminação aos trabalhadores desta unidades
”.

Uma opção, de acordo com o texto do projeto, é o invólucro protetor, uma manta que reteria os líquidos expelidos pelos cadáveres após o seu sepultamento, processo que levaria cerca de dois meses para ocorrer por completo. A mesma manta serviria para embalar os ossos de forma adequada quando o prazo legal após o sepultamento permitir.