Presidente da CET explica aumento de tarifa

Vereador cobra mais qualidade do serviço

O vereador Adilson Júnior (PT) defendeu uma “tarifa justa com qualidade do serviço” durante audiência pública na Câmara de Santos, na terça-feira (dia 22), para esclarecimentos do presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Rogério Crantschaninov, sobre o aumento da passagem do transporte coletivo desde domingo passado (dia 20).

Segundo o vereador, Santos já tem uma das tarifas mais elevadas do Brasil, mas, em contrapartida, a concessionária Piracicabana oferece um serviço criticado pelo usuário. Entre as queixas, Adilson Júnior relacionou o descumprimento de horário, veículos lotados, falta de ar-condicionado, além da dupla jornada do motorista, que também exerce a função de cobrador – o que gera demora nos pontos de parada e tensão do profissional.

O presidente da CET explicou a estrutura da Planilha da GEIPOT (Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes), mostrando percentuais relativos aos custos fixos e custos variáveis, conforme apresentados pela concessionária, e detalhou que a tarifa resulta da despesa total dividida pelo número de passageiros transportados. Defendeu ainda que a tarifa em vigor foi reduzida para menos, pois, pela planilha, era R$ 2,67, mas foi fixada em R$ 2,65, pelo prefeito João Paulo Tavares Papa.

Rogério Crantschaninov respondeu aos vereadores presentes (que também quiseram saber sobre a apuração de fraude no sistema de multas da CET), e, ao esclarecer questionamento feito pelo vereador Adilson Júnior, confirmou que toda a receita de publicidade nos ônibus, estimada pelo parlamentar numa média de R$ 400 mil por mês, fica com a concessionária. Por força do contrato, o valor não é utilizada no cálculo para reduzir a tarifa.

Ao final, após perguntar se a CET se preocupava com o lucro obtido pela concessionária, Adilson Júnior reiterou o objetivo da CEV do Transporte, em busca de uma tarifa justa e de qualidade do serviço prestado, tanto do transporte em si, o que é feito pela Piracicabana, quanto do gerenciamento do sistema, que é responsabilidade da CET.

CEV do Transporte

Adilson Júnior preside a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que acompanha a problemática do transporte coletivo municipal e intermunicipal – envolvendo cumprimento de contrato, sugestões de alterações de linha e política tarifária nas áreas Insular e Continental, bem como a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Também participam da CEV os vereadores Geonísio Pereira de Aguiar (PMDB), Hugo Duppre (PMN), Cassandra Maroni Nunes (PT), Marcelo Del Bosco (PPS), Benedito Furtado (PSB) e Arlindo Barros (PSDB).

Gabinetes: 2ª Vice-Presidência, Paço Municipal, Pça. Mauá, s/nº – Centro – Santos/SP | Tel.: (13) 3219.1478 e R. XV de Novembro, 103/109 – 1º andar, Sl. 03 – Centro – Santos/SP – CEP 11010-151 | Tels: (13) 3219.5707 / 3211.4100

Site: www.adilsonjunior.com.br E-mail: vereador@adilsonjunior.com.br

Assessoria de Imprensa Luiz Carlos Ferraz - MTb. 2045