Presidente aponta balanço positivo em 2007

Gestão tranquila favorecu bom desempenho

O presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcus de Rosis avalia que  2007 foi positivo para o legislativo santista. “Infelizmente as casas legislativas ainda sofrem com o desgaste político oriundo, muitas vezes, de gestão mal planejada e da falta de informação por boa parte da população quanto ao verdadeiro papel do segundo poder na esfera das instituições democráticas”, afirmou.

Para de Rosis, ele e seus pares que integram a mesa diretora, puderam neste primeiro ano, estabelecer uma gestão ordenada e transparente tendo como base a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Foi uma sintonia perfeita, sem períodos de turbulência política e sem ter tramitado qualquer processo na Comissão Especial de Inquérito da Casa”.

Administrativamente, o presidente aponta que foram evitados desperdícios e gastos desnecessários. Três meses antes do término do ano de 2007 a Câmara destinou R$ 2 milhões provenientes da devolução orçamentária ao Executivo. O repasse contribuirá para a construção de um hospital de referência no atendimento da mulher na cidade.

“O feito é inédito pois, na história recente do legislativo, nunca uma mesa diretora devolveu parte dos recursos faltando 90 dias para o fim do ano”, justificou. A futura sede própria do legislativo a ser erguida no "Castelinho" – hoje ocupado pelo Corpo de Bombeiros na Vila Mathias, é outro grande passo dado. Serão 4.300 m2 de área construída que ajudará a revitalizar o bairro e por fim aos gastos com aluguel, que este ano ultrapassaram a casa dos R$ 7 milhões de reais para manter o anexo da rua XV de Novembro, no Centro.

Pela Câmara, tramitaram pouco mais de mil processos, sendo realizados 300 pareceres pela Comissão de Justiça e Redação cuja análise está sujeita à apreciação dos vereadores. As Comissões Especiais e Permanentes também realizaram o seu trabalho reunindo a sociedade para discussão e votação das matérias em tramitação na Casa.

Na análise do presidente,  a Comissão de Orçamento cumpriu mais uma vez o seu papel ao analisar de forma coerente a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Plano Plurianual do Executivo.

Na  opinião de Rosis, a Câmara em muito contribuiu para o bom desempenho que vem sendo demonstrado para administração municipal, uma vez que os projetos que tramitaram, de autoria do executivo, foram exaustivamente debatidos. Ele lembra que tanto no âmbito das comissões como em Plenário, foram agregados a esses, maior valor de eficácia para a sociedade.

O presidente destaca ainda ainda o lançamento da revista do Legislativo este ano e para 2008, ele pretende incrementar a TV Legislativa de forma a otimizar as relações Câmara e comunidade. “Temos insistido que a atividade parlamentar não se mede por meio de quantificações estatísticas como critério de avaliação”.

Para ele o balanço vem se mostrando positivo frente à opinião pública que não tem visto a Câmara mergulhada em escândalos. “Quero em 2008 continuar estabelecendo uma maior comunicação junto ao cidadão que exige de seus representantes ética, trabalho e dedicação”.