Pregão eletrônico fomentará comércio local

A Câmara de Santos já está habilitada para adquirir produtos e serviços pelo Pregão Eletrônico. A iniciativa garantirá fomento ao comércio local, cujos interessados já podem se cadastrar no site: www.pregao.com.br.

O Legislativo santista já pode realizar suas compras pela modalidade de licitação realizada com recursos da informática: o Pregão Eletrônico. Sérgio Taveira, técnico da Bolsa Brasileira Eletrônica de Negócios (BBEN) esteve nesta sexta-feira na Câmara instalando o sistema.

O próximo passo agora será a publicação, por parte da Mesa Diretora, de decreto legislativo no Diário Oficial do Município regulamentando o funcionamento do pregão. A primeira compra pelo novo sistema acontecerá ainda este mês, com a divulgação do edital pelo site (www.camarasantos.sp.gov.br).

FOMENTO – Conforme Sérgio Taveira, a grande vantagem  é que “apesar de o Pregão Eletrônico permitir a participação de empresas de outras cidades, o comércio local não sairá prejudicado”. “A logística de distribuição do produto favorece quem está mais perto. Mas as empresas precisam rever conceitos e trabalhar com margem de lucro menor, ganhando no volume da venda”, completou.

O presidente da Câmara, Paulo Gomes Barbosa (PSDB), explica que o Pregão atende o objetivo principal, ou seja, o de fortalecimento do comércio local. “Na prática será mais vantajoso para as empresas da região, pois terão os custos diminuídos na hora de entregar os produtos”.

Previsto pela Lei Federal 10.520, a modalidade funciona como um leilão reverso, realizado em tempo real. Vence aquele que oferecer o menor preço. Em média, o Pregão Eletrônico possibilita uma economia de 30% para os cofres públicos em comparação com o sistema tradicional.

As empresas e fornecedores que quiserem participar dos futuros pregões, inclusive os realizados por outros órgãos públicos, podem se cadastrar no site www.pregao.com.br.

EVENTO – A Bolsa Eletrônica de Negócios pretende realizar evento na Associação Comercial de Santos para destacar as vantagens do pergão e orientar no cadastramento. A meta é inserir um grande número de empresas locais para participar do sistema.

“Com  ajuda de agentes de negócios credenciados, será feito um trabalho com os empresários. Vamos ensinar e dar sustentação ao comércio a operar no pregão, explicou Taveira.