Prefeitura fará campanha pelo uso de sacolas de pano

Iniciativa partiu do vereador Professor Fabião

O vereador Fabião solicitou em 2007 que a Prefeitura realizasse projeto educativo para estimular o uso de sacolas de pano no transporte de mercadorias e produtos no lugar das plásticas, nos moldes de projeto existente no município de Lajeado, no Rio Grande do Sul.

Em ofício enviado à Câmara neste ano, a Prefeitura informou a Fabião que aceitou sua proposta e publicará no Diário Oficial matéria relativa à importância do uso de sacola de tecido para o meio ambiente. A Secretaria do Meio Ambiente também estuda formas de implantar a campanha de conscientização solicitada por Fabião.

O uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais, de quitandas a locadoras de filmes, popularizou-se nas últimas décadas. Estas sacolas acabam descartadas nos lixões ou aterros, porém o material plástico de que são feitas demora até 150 anos para se decompor e ainda gera resíduos tóxicos.

O uso de sacolas de pano também é melhor do que o de sacos de papel. O papel tem elevado custo ambiental de fabricação: como o uso de produtos químicos agressivos ao meio ambiente e a obtenção da sua matéria-prima a partir do corte de árvores. Além do alto consumo de energia e da geração de grandes volumes de efluente líquido.