Prefeito sanciona projeto de lei sobre o bullying

Vereador Arlindo Barros é autor do projeto

Curtir

O prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB) sancionou o projeto de lei do vereador Arlindo Barros (PSDB) que trata da prevenção e conscientização do combate ao bullying nas escolas públicas de educação básica em Santos. A lei entra em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial do município.

O projeto tem como características a criação de um pacto de conduta que seria uma ação conjunta entre pais, funcionários, professores e direção da escola para determinar quais atitudes devem ser adotadas quando um aluno ou grupo de alunos cometem atos de bullying contra outros jovens ou mesmo com os professores. Além disso, a propositura pede que seja criado um cadastro pelas unidades de ensino com o intúito de identificar, mapear e orientar os locais onde a situação for mais problemática.

O prefeito Papa elogiou a iniciativa do vereador Arlindo Barros na elaboração do projeto "O mais importante vai ser a participação da família no processo de identificação do bullying nas escolas". O parlamentar, apesar de satisfeito com a sanção da lei, pretende realizar uma fiscalização rígida para ver se a lei está sendo executada de maneira correta "O grande desafio começa agora, na capacitação dos professores e funcionários que farão o trabalho de conscientização do bullying para as crianças", diz Barros.

David Adams - O ex-consultor da UNESCO David Adams esteve presente no encontro e presenciou o prefeito Papa sancionar o projeto de lei sobre o bullying. Ele veio a convite do vereador Arlindo Barros para falar sobre a criação do Conselho da Paz em Santos.

A idéia de Adams é poder disseminar a Cultura da Paz na cidade. Para o prefeito a idéia é válida "Santos poderá ser um grande laboratório para a formação do conselho". Além disso, o conselho vem de encontro a criação da nova secretaria de Defesa da Cidadania, comandada por Paulo Murat, que tem em seus objetivos, disseminar diversos tópicos para beneficiar a comunidade. David Adams aproveitou a reunião para divulgar que estará presente no Fórum Cultura da Paz e não Violência na sexta-feira (12/03) às 19h30 no campos da UniSantos que fica na Rua Carvalho de Mendonça, 144.

O encontro tem apoio da ONG Abrasoffa (Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares), presidida por Helena Lourenço. "Temos o apoio da ONG Abrasoffa que está contribuindo para a formatação de políticas públicas visando a diminuição da violência", diz Barros.

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470