Prédios públicos poderão utilizar energia solar

Ideia parte do vereador Odair Gonzalez

1 curtiu

“Se aprovado projeto lei de Odair Gonzalez (PR), prédios públicos em reforma ou em construção terão sistema de aproveitamento de energia solar para aquecimento de pelo menos 50% de água quente consumida na edificação".

No último mês um apagão atingiu boa parte do Brasil, incluindo toda a Baixada Santista, sendo considerado o maior blecaute dos últimos dez anos. Algumas regiões sofreram até 6 horas com a falta da energia elétrica. Pensando nos prejuízos gerados pela crise energética e com a finalidade de reduzir os gastos públicos, além de gerar economia e preservar o meio ambiente o vereador Odair Gonzalez (PR) apresentou projeto de lei na Câmara de Santos (23/11/2009), incentivando o uso de energia solar  para aquecimento de água nos prédios públicos do município.

Se o projeto virar lei, todo edital de licitação para as futuras construções ou reformas em prédios públicos terá expressamente a obrigatoriedade da instalação de sistemas de aproveitamento de energia solar para aquecimento de pelo menos 50% (cinquenta por cento) de água quente consumida na edificação. Os materiais e instalações utilizadas na implantação do sistema deverão estar de acordo com a Norma Brasileira Registrada (NBR), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e sua eficiência comprovada por orgão técnico, credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.

"Diante da crise energética que o país enfrentou e poderá enfrentar futuramente, bem como da intensificação do consumo de energia elétrica, são necessárias políticas governamentais de esclarecimento à população, numa campanha de estímulo á racionalização, como substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, vigilância contra o desperdício e substituição da energia elétrica por outros sistemas, como a energia solar", esclarece o vereador autor do projeto.

De acordo com Odair Gonzalez, os diversos modelos adotados para produção de energia, como o emprego de petróleo e seus derivados, termoelétricas e hidrelétricas, além de não suprirem a demanda, geram impactos no meio ambiente. "Nesse aspecto, é de suma importância estudos para a implantação do sistema de aquecimento solar de água, que apesar de ter custo maior do que o convencional, traz retorno futuro, provém de fonte limpa, visa aumentar a diversidade da oferta de energia; reduz as emissões atmosféricas de poluentes; fortalece a garantia de fornecimento, reduzindo a dependência da cidade de fontes de energia elétrica".

Vereador Odair Gonzalez:
Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.
Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa)
e-mail: odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.br
site: www.odairgonzalez.com.br
Assessoria de Imprensa:  Luciana Leal - MTB 22.489
cel. 13 8815.8977 e/ou 13 81134309.