Prédios poderão ter gerador de energia

Proposta foi apresentada na Câmara

Curtir

Medo de ficar preso dentro de um elevador. É comum ouvir relatos de muitas pessoas que temem usar este equipamento disponível em vários edifícios e que ajuda na locomoção até os andares altos. Para aqueles que ficaram presos em elevador durante a falta de luz, os depoimentos são de um tempo de pânico e aflição. Em casos graves, como os dos portadores da síndrome do pânico e claustrofobia, essa situação é insuportável e de risco.

No apagão da noite de 10 de novembro, quando 18 Estados do Brasil ficaram sem energia elétrica, alguns por até quatro horas, equipes de resgate do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana de Santos foram acionadas para retirarem inúmeros moradores presos dentro dos elevadores.

Diante da possibilidade de um novo blecaute, o vereador Odair Gonzalez (PR) apresentou projeto de lei na Câmara de Santos (03/12/2009) obrigando a instalação de geradores de energia nos prédios com mais de quatro pavimentos. Se aprovado pelo Legislativo e Executivo, as edificações já licenciadas para ocupação disporão do prazo de dois anos a contar da publicação da lei para instalar o equipamento. Já as novas edificações só obterão a carta de “habite-se” se possuírem gerador de energia.

“Devemos buscar alternativas que minimizem os efeitos negativos de futuros apagões. Com a instalação de gerador os moradores terão segurança nos elevadores e portões automáticos, bem como em todos os pavimentos dos edifícios que continuarão iluminados, como por exemplo, as escadarias e corredores”, observa Odair Gonzalez que ainda lembra a dificuldade dos idosos residentes nos andares altos em subirem vários lances de escada.

Assessoria de Imprensa Ver. Odair Gonzalez:
Luciana Leal - MTB 22.489
cel. 13 81134309 e/ou 97571004.

Gabinete: Rua XV de Novembro, 103 – 3º andar – Santos.
Fones: (0xx13) 32191848 - 3211-4100 (Luciana e/ou Melissa)
Site: www.odairgonzalez.com.br
e-mail: odairgonzalez@camarasantos.sp.gov.