Praticantes de tamboréu recebem medalha

Medalha leva o nome Donadelli

Compartilhe!

2 curtiram

Na última terça-feira (9/12/08) o vereador Braz Antunes Mattos Neto, fez a entrega da "Medalha Donadelli" aos campeões de tamboréu. A solenidade ocorreu na Sala Princesa Isabel, na Câmara.

Leia o discurso do vereador aos campeões de tamboréu.
--------------------------------------------------------------------------
 
 Aquilo que realizamos descreve o nosso perfil.

 E aquilo que criamos revela a nossa alma.

Neste clima, vamos falar de algumas coisas que nos deixam orgulhosos demais e que, ao mesmo tempo, demonstram um pouco daquilo que somos. Nós, os santistas temos orgulho das nossas praias e do convívio democrático que elas proporcionam. Temos ainda orgulho de  viver na Cidade que foi chamada de “a mais esportiva do Brasil”. 
 
Temos orgulho da nossa criatividade, da nossa generosidade e da nossa capacidade.
 
Nos orgulhamos muito da facilidade com que fazemos amigos e da convivência calorosa que conservamos  entre nós.
 
E temos um imenso orgulho das nossas grandes qualidades como atletas.
 
Todas estas situações se juntam quando o assunto é o primeiro esporte genuinamente brasileiro: o Tamboréu, criado e desenvolvido aqui mesmo, nas nossas praias.

Santista de nascimento e inspiração,  o  Tamboréu  revela todo o espírito de um povo que tem prazer em ser pioneiro.    

Neste momento em que estamos, com muita honra e satisfação, realizando a segunda edição da entrega da “Medalha de Honra ao Mérito Donadelli”, precisamos lembrar que o Tamboréu é um esporte genuinamente santista, aqui criado e desenvolvido. Começou a ser praticado nas nossas praias e aqui mesmo ganhou suas regras e seus fundamentos.

Daqui, o Tamboréu ganhou o Brasil,  se expandindo e ganhando adeptos em muitos lugares. Agora, o nosso esporte caseiro atravessou os mares e está disputando - e ganhando -  torneios internacionais.

Apesar disso, e apesar ainda de toda a importância  histórica e do caráter democrático deste esporte, ainda estamos  esperando um reconhecimento maior por parte da Cidade. Ainda neste fim de semana, uma carta publicada no jornal A Tribuna fala exatamente deste tema: Santos tem várias esculturas no jardim das praias mas nenhum monumento, por mais simples que seja, que exalte o Tamboréu.  

Vamos falar claramente: o Tamboréu é  um universo esportivo dos mais saudáveis. O Jornal A Tribuna e a Universidade Santa Cecília compreendem este aspecto,  apoiando de forma irreparável os respectivos torneios. Mas   ainda continuamos reivindicando a inclusão de quadras oficiais de Tamboréu no projeto de urbanização do emissário submarino.

Assim, o Tamboréu teria um local fixo, um ponto de convergência  e de convivência.

Esta justa reivindicação foi levada ao Prefeito João Paulo Tavares  Papa, que ficou de estudá-la para implantação futura, tendo em vista principalmente  certa  resistência jurídica que envolvia o processo de urbanização.

Logicamente, vamos continuar insistindo. Pois não basta premiar, é preciso trabalhar. E trabalhar ainda mais.  

A  rica história do Tamboréu é bastante conhecida, desde que dois imigrantes italianos começaram a mostrar aquele tipo de recreação que trouxeram de longe, batendo numa bolinha com um pandeiro, cada vez mais alto.

A diversão que eles mostraram tornou-se esporte a partir do olhar crítico e criativo dos santistas. Esporte nobre, esporte que cultiva e promove amizades. Esporte praiano, o contato permanente com a natureza, com o sol.

E a natureza dos homens desenvolveu quase que um estado de espírito, um modo de vida todo particular a  partir da  prática do Tamboréu.
 
Este modo de vida e a nossa feliz  aptidão para o esporte são, em resumo, o motivo da criação desta honraria, a “Medalha Donadelli”, que todos os anos premiará os campeões do Tamboréu. Desta forma singela, pelo menos a Câmara Municipal de Santos está e estará, no futuro, reconhecendo toda a importância e a grandeza dos atletas do Tamboréu e das personalidades que contribuem para o seu desenvolvimento,   procurando promover, enaltecer e divulgar  este belo esporte.

E sempre  irei repetir, em todas as edições desta solenidade, nos anos que virão, que para mim é uma imensa honra ser o autor da Resolução nº 115, de 16 de agosto de 2007, que instituiu esta Medalha de Honra ao Mérito, aprovada por unaminidade por todos os Vereadores desta Casa de Leis. E sempre serei grato à Liga Santista de Tamboréu por ter me concedido esta primazia, fazendo com que um humilde admirador do Tamboréu pudesse contribuir, de alguma forma, para a sua divulgação.

Particularmente, gostaria de enaltecer o papel do Presidente da Liga Santista de Tamboréu, Nilton Ramos Augusto, e a toda a Direoria, pelo intenso e vibrante trabalho desenvolvido, pela sua amizade e por todo o apoio que  recebi durante o processo de aprovação desta Medalha na Câmara. Da mesma forma, considero muito importante a iniciativa atual da Liga, que tem incentivado as novas gerações a praticarem o Tamboréu, criando novas categorias. Com isso, espero que brevemente eu seja devidamente acionado para modificar  a legislação, incluindo nesta  premiação as categorias infantis. Pois aguardo sinceramente que tudo dê certo, permitindo mais um grande impulso neste esporte tão santista. 
 
Meus senhores, minhas senhoras, meus amigos e atletas de ontem e de hoje: eu gostaria sinceramente de dizer que esta solenidade não se limita somente aos campeões. Na verdade, ela é uma homenagem a todos os praticantes do Tamboréu, do presente e do passado, bem como às suas respectivas famílias. Pois todos juntos formam esta bela e grande família que se formou em volta deste  Esporte.

E  rendendo também as minhas homenagens a todos os grandes nomes do Tamboréu, a todas as equipes de hoje e as que escreveram seu nome na história, parabenizo cada um dos medalhistas de 2008.

E, novamente,  aconselho aqueles que não foram agraciados que procurem se esforçar e se aprimorar ainda mais, para que no próximo ano  este Vereador  possa  premiá-los também.

 Muito obrigado a todos. 
 Braz Antunes Mattos Neto
 Vereador - PPS.