Porto Seco terá edital para novas transportadoras

A Secretaria Municipal da Produção Indústria e Comércio (Smic) vai lançar o edital de licitação para venda de 67 mil metros quadrados, destinados à implantação de novas empresas transportadoras no Complexo Porto Seco. O anúncio será feito pelo prefeito José Fogaça hoje, às 19h, na sede da Associação dos Proprietários e Usuários do Porto Seco -APS (Av. Plínio Kroeff, 1000, Bairro Sarandi).

O Edital, que será publicado nos jornais nesta quinta-feira, 25, vai colocar a venda 6,7 hectares de área. O secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Idenir Cecchim, estima que aproximadamente dez novas empresas edificarão suas sedes até o final de 2007. Em maio do ano passado, segundo o secretário, as novas empresas transportadoras anunciaram um investimento R$ 7,5 milhões e a geração de 400 postos de trabalho.

O prazo de pagamento dos terrenos poderá ser parcelado em até 240 meses. Os empreendedores poderão obter desconto de 50% se implantarem a sede em curto prazo, conforme prevê o edital. O valor mínimo do metro quadrado é de R$55,15.

Segundo o gerente do Porto Seco pela Smic, Adel Goldani, a administração municipal, em parceria com a APS, renegociou as dívidas de 17 empresas vencedoras dos Editais de 1986 e 1988, eliminando a inadimplência existente e recolhendo aos cofres públicos aproximadamente R$ 330 mil. A Smic, em conjunto com a APS, está em tratativas com uma empresa credenciada que prestará o serviço de “inspeção veicular” nos carros e caminhões das transportadoras.

Data: 24/05/2006 - Fonte: Site Prefeitura de Porto Alegre