Ponta da Praia terá nova UBS

Vereador recebeu pedidos de reforma da unidade

Finalmente os moradores da Ponta da Praia poderão sonhar com a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Nesta semana, na reinauguração da Praça Ida Trilli Gomes, localizada no bairro, o prefeito João Paulo Tavares Papa anunciou que está procurando um novo espaço para a reconstrução da UBS. Mas, deixou aberta a possibilidade de fazer no mesmo local, na praça Rebouças. "Alguém conhece algum espaço para alugar no bairro?", brincou o prefeito.

Na semana passada, a prefeitura havia conseguido a liberação emergencial de R$ 241 mil, do Fundo Metropolitano. Os moradores do bairro reivindicam melhorias na UBS há mais de um ano, devido aos problemas estruturais e a precariedade no atendimento. A Unidade Básica de Saúde da Ponta da Praia foi criada em setembro de 1990. Em média, realiza cerca de 2 mil atendimentos ao mês.

Morador do bairro e ex-membro da Sociedade de Melhoramentos da Ponta da Praia, em 2009, o vereador Sadao Nakai (PSDB) recebeu abaixo-assinado com 3.700 assinaturas para a reforma da UBS. Na sessão do dia 24 de março do ano passado, apresentou requerimento solicitando ao deputado estadual, Paulo Alexandre Barbosa, apoio para melhorias nesta unidade. Barbosa, atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, destinou R$ 500 mil através de emenda parlamentar.

“Foi uma ação integrada do Legislativo, Executivo e comunidade para viabilizar a reivindicação. Com o empenho do ex-deputado e do prefeito, foi possível aprovar o projeto no Conselho da Direção Regional de Saúde e obter os recursos da Casa Civil para a execução da obra”, explicou Nakai.

De acordo com a assessoria da secretaria de Saúde, a UBS da Ponta da Praia conta com 45 funcionários, sendo oito médicos, um chefe técnico, um chefe administrativo, oito cirurgiões dentistas, 11 auxiliares de enfermagem/técnicos de enfermagem, três enfermeiros, quatro oficiais administrativos e quatro agentes comunitários de saúde.

As Unidades Básicas de Saúde prestam assistência das 7 às 21 horas aos munícipes com o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde nas áreas de clínica médica, ginecologia e pediatria, além do serviço de odontologia e de vigilância.

Assessoria de imprensa do vereador Sadao Nakai
www.sadaonakai.com.br