Pompéia tem nova Unidade Básica de Saúde

Foram três anos de reivindicações até a conquista

Moradora do bairro da Pompéia desde 1990, Ângela Maria Portronieri está satisfeita com a mais nova unidade de saúde. Ela comenta que sempre acompanhou o pai no tratamento médico e que a antiga unidade, localizada na rua Gaspar Ricardo, trazia alguns contratempos à família.

“Para levarmos ao médico tínhamos que chamar um táxi, mas agora será diferente, já que a unidade fica do lado de casa”, comemora.

De acordo com o presidente da Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Pompéia, José Carlos de Almeida, a reivindicação é antiga e teve início por comportar moradores idosos que possuem dificuldade de deslocamento. “Lutamos desde junho de 2008 e hoje podemos ver o sonho realizado. Pude acompanhar as obras, participar das reuniões e tudo saiu a contento”, pondera.

Presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Pompéia, o vereador Odair Gonzalez (PR) evidenciou em discurso a luta dos membros da diretoria da Sociedade de Melhoramentos e relembrou as reuniões realizadas pela CEV, a fim de intermediar a execução do projeto.

“Para mim é uma grande honra participar da inauguração da UBS da Pompéia, bairro que eu e minha família residimos desde 77, e acompanhar a atuação da Sociedade de Melhoramentos, que ajudei a fundar em 98. Certamente todos os santistas, principalmente os que moram no entorno da Pompeía, comemoram essa realização”.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Ligia Lyra Pereira, o prédio da Pompéia que tem cerca de 430 m², quase o dobro do tamanho da antiga unidade da Gaspar Ricardo, possibilitará a expansão na oferta dos serviços de saúde. “Temos seis consultórios clínicos e um odontológico com duas cadeiras de atendimento. Teremos ginecologia, curativo, coleta, vacina, inalação, agentes comunitários, orientadores nutricionais e terapeutas comunitários”.

A UBS da Pompéia destina-se ao atendimento dos moradores não só do bairro da Pompéia, como do José Menino e do Morro Santa Terezinha, um público estimado em 18.561 pessoas. Cerca de duas mil famílias estão cadastradas na unidade, sendo que somente no ano passado, segundo dados da Prefeitura, foram registrados 87.878 procedimentos atingindo uma média de 7.323 consultas mensais.

Quem está feliz com a possibilidade de dobrar o número de atendimentos é a dona Ângela que com a mudança de endereço da UBS já pensa em cadastrar outros membros da família. “Agora que é aqui pertinho vou cadastrar meu filho para tratar de alergia e eu vou cuidar da minha hipertensão”.

Daniela Rocha - (13) 7816.0158
Assessora de imprensa do vereador Odair Gonzalez