Polícia vai investigar tragédia na pedreira

Inquérito tem como base representação ao MP

Um mês após a tragédia que deixou dois mortos na Pedreira Santa Tereza, a Polícia anuncia que abriu inquérito para investigar o acidente no Km 245 da Rodovia Rio-Santos, Área Continental, local explorado pela empresa Max Brita. As investigações serão capitaneadas pelo delegado titular do 1º DP de Santos, Alexandre Galante Alencar Aranha.

As ações policiais têm como base documento enviado pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), no dia 26 de abril, ao Ministério Público Criminal e que exige apuração rigorosa das possíveis causas do incidente que vitimou dois operários. Em conversa ontem, no Palácio da Polícia, o delegado Aranha ressaltou que aguarda laudo do local para intimar os envolvidos na tragédia.

Além da ação no MP Criminal, Banha impetrou mais uma representação no Ministério Público do Trabalho com o objetivo de apurar as condições em que os trabalhadores da Max Brita exercem suas funções, e se supostas irregularidades poderiam ter aumentado as chances de acidente.

Para completar, Banha impetrará nova representação. Desta vez, o documento será entregue ao Ministério Público do Meio Ambiente com o objetivo de verificar se a empresa não cometia crimes ambientais, como a exploração irregular do local, o que também, na visão do vereador, pode ter estimulado o acidente. “Queremos saber se a Max Brita não explorou mais do que deveria, se não esgotou os recursos causando danos ao meio ambiente e provocando riscos aos seus trabalhadores”.

Ele esteve na terça-feira (dia 11) nos órgãos para verificar o andamento de ambos os processos. “Estou atento, vou acompanhar cada detalhe cobrar resultados”, afirmou lamentando a lentidão e o descaso, em especial da Max Brita, em relação aos trabalhos de resgate dos corpos das duas vítimas. “As famílias necessitam de resposta. É questão de respeito”.

Técnicos da Defesa Civil, homens do Corpo de Bombeiros e representantes da empresa não têm previsão de quanto tempo será necessário para concluir os trabalhos de implosão e remoção do material rochoso que desabou no local.

O acidente

O acidente ocorreu quando quatro trabalhadores estavam dentro da mina. Um bloco de pedra desmoronou, provocando um deslizamento de terra e fazendo com que toda a estrutura desabasse em poucos segundos.

Um caminhão ficou pendurado em um buraco de cerca 50 metros aberto para realizar o trabalho da empresa. Na hora do acidente, um trabalhador operava o veículo mas, junto com um colega, que estava em um trator ao lado, conseguiu escapar escalando a pedreira. Eles foram atendidos pelo resgate. A empresa Max Brita é fornecedora de materiais para solo e aterro.

Assessoria de imprensa do vereador Banha

Lidiane Diniz