PM entrega Láureas do Mérito Pessoal

Solenidade aconteceu na Câmara Municipal, na Sala Princesa Isabel, e marcou a entrega da Láurea de Mérito Pessoal aos integrantes do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (6º BPM-I).

Policiais militares, familiares e autoridades convidadas lotaram a Sala Princesa Isabel e suas galerias em noite de muita emoção, no último dia 30 de março. A solenidade marcou a entrega da Láurea de Mérito Pessoal aos integrantes do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (6º BPM-I).

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, participou da homenagem, que juntamente com o vereador Marcus de Rosis, presidente da Câmara Municipal de Santos, o coronel PM Orlando Eduardo Geraldi, tenente coronel Sérgio Del Bel e o presidente da Associação dos Amigos do 6º BPMI, Roberto Caro Varella formaram a mesa.

A Láurea do Mérito Pessoal é uma honraria concedida pela Polícia Militar do Estado de São Paulo aos oficiais e praças que se destacam no cumprimento de suas atribuições e que atuam com abnegação, profissionalismo e amor a causa pública. O tenente-coronel Sérgio Del Bel destacou que é o reconhecimento manifestado pela prestação de serviços relevantes, que de uma forma ou de outra, contribuem para a busca de uma sociedade mais justa, pacífica e harmoniosa.

A honraria é concedida em cinco graus distintos, iniciando-se a concessão pela láurea de 5º grau até atingir o 1º grau, sua última graduação. As atuais láureas de mérito pessoal ostentam o mapa estilizado do Estado de São Paulo gravado em metal, sobreposto em quadrilátero regular de bordas arredondadas, confeccionado em couro colorido de acordo com o grau (veja quadro abaixo).

Quando do processo de concessão, o comandante avalia os aspectos da vida profissional e social do policial militar indicado, desde a sua apresentação pessoal, porte militar e correção de atitudes, até a sua conduta como chefe de família e cidadão.

5º Grau

Metal bronze sobre couro preto

4º Grau

Metal cromo sobre couro preto

3º Grau

Metal prata sobre couro vermelho

2º Grau

Metal ouro sobre couro vermelho

1º Grau

Metal esmaltado sobre couro branco

Emoção na entrega

Durante a entrega das medalhas, os familiares se emocionaram com as homenagens. Ao todo 29 policiais militares foram homenageados. O tenente-coronel Sérgio Del Bel ressaltou a iniciativa do presidente da Câmara, Marcus de Rosis, que cedeu o espaço para a cerimônia. “É muito importante para esses policiares militares receber essa honraria que tem valor intrínseco, imensurável, resultado de suas atitudes e desprendimento”.

O presidente Marcus de Rosis, que recebeu um mimo do 6º BPMI encerrou a solenidade destacando a honra de o Poder Legislativo sediar este ato solene. “Os policiais militares são os guardiães da nossa segurança. É a certeza de que nós santistas temos orgulho dos policiais militares”.