Plenário obstrui trabalhos e Câmara terá mais duas sessões extraordinárias

O presidente da Câmara, Odair Gonzalez (PP) convocou os vereadores para sessões extraordinárias nos dias 29 e 30 de junho, voltadas à apreciação das emendas apresentadas pelos vereadores à Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborada pelo Executivo para o próximo exercício. A convocação decorre da obstrução dos trabalhos da sessão extraordinária realizada na manhã do dia 25, impedindo a 2ª discussão das emendas. Já foram realizadas duas sessões extraordinárias para discussão e votação das emendas, ambas sem quorum.

Na primeira chamada, às 10 horas, não houve quorum, situação que não se repetiu na segunda chamada, dez minutos depois. Entretanto, alguns vereadores saíram do plenário e  na verificação de presença não foi constatado o quorum de 11 representantes do legislativo, necessário para o início dos trabalhos. Faltaram à sessão os vereadores Carlos Eduardo Adegas (PFL), Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), Cassandra Maroni Nunes (PT), José Antonio Marques Almeida (PDT), Manoel Constantino (PMDB), Sandra Arantes do Nascimento Felinto (PDT). Justificaram a ausência os vereadores Antonio Zago e Benedito Furtado.

A Comissão de Justiça e Redação (CJR) do Legislativo deu parecer contrário a 101 emendas. Outras 33 emendas receberam parecer favorável, mas com nova redação; 18 também tiveram o mesmo posicionamento e receberam emendas, e 600 contaram com a aprovação da CJR.

Adelino Rodrigues (PSB) foi o vereador que apresentou o maior número de emendas – 216; seguindo-se Carlos Mantovani Calejon (PTB), com 98; Manoel Constantino (PMDB), com 58; Marinaldo Mongon (PDT), com 42; Antonio Carlos Banha Joaquim, com 36, Geonísio Aguiar (PMDB), com 34; Uriel Villas Boas (PCB) e Benedito Furtado (PSB), com 32 cada. Na seqüência, Fábio Nunes (PSB), com 27 emendas; Suely Morgado (PT), com 26; Augusto Zago (PSDB), com 24; Paulo Barbosa e José Lascane (PSDB), 23 cada, José Antonio Marques Almeida (PDT), 22; Fausto Lopes (PFL), 17; Sandra Arantes, 13; Odair Gonzalez (11); Carlos Eduardo Adegas, 10; Cassandra Maroni Nunes (PT), 8 e Ademir Pestana, com 1 emenda.