Plano Diretor: população dos Morros pode opinar

Debate acontece hoje (dia 17), às 19 horas

O cronograma de audiências públicas do Plano Diretor programado pela Câmara de Santos segue nesta terça-feira (dia 17 de maio), às 19 horas, com o  debate para os moradores dos 17 morros da Cidade, no Centro Cultural do Morro São Bento (Rua São Luiz, s/nº). A discussão ficará sob coordenação dos vereadores Arlindo Barros (PSDB) e Valdir Nahora (PSB).

Esta é a penúltima oportunidade para os munícipes contribuirem com sugestões aos projetos do Executivo (serão revisados o Plano Diretor e as Leis de Uso e Ocupação do Solo nas Áreas Insular e Continental) que tramitam no Legislativo desde fevereiro. Além do debate para os moradores dos Morros, a Câmara levará a discussão na próxima semana (dia 24 de maio) para a Área Continental.

Os debates regionais servem para colher as sugestões da população. Os vereadores se comprometeram a transformar as contribuições que forem pertinentes em emendas aos projetos que estabelecem regras ao ordenamento urbanístico. No dia 31 de maio, a audiência pública final servirá para a sistematização de propostas.

Até agora já foram realizados cinco debates sobre o tema, com a paticipação de aproximadamente 700 moradores. As sugestões coletadas durante as audiências públicas já estão sendo publicadas no Santos sua Cidade (www.santossuacidade.blogspot.com), blog que a Câmara criou na internet para ampliar a discussão. As propostas dos debates realizados para os moradores da Orla e do Centro já estão disponíveis no endereço eletrônico.

No blog, os internautas também podem ver a íntegra dos três projetos do Executivo enviados à Câmara, conhecer as ideias-força destacadas pelos vereadores para as audiências públicas, e se informar sobre os debates. Há ainda uma compilação de reportagens publicadas na imprensa desde a década de 80, sobre temas como habitação, ocupação da ilha e verticalização.

Além do blog, o Legislativo criou outros dois canais de comunicação nas redes sociais Twitter e Facebook, com o mesmo: Santos sua Cidade.

Trabalho conjunto
O processo participativo de revisão do Plano Diretor promovido pela Câmara de Santos reúne 11 parlamentares. Eles integram as Comissões Permanentes de Justiça e Redação, de Política Urbana e Funções Sociais da Cidade, de Meio Ambiente, e a Comissão Especial do Plano Diretor.  O objetivo do grupo é votar as propostas em meados de junho.