Plano de Metas é apresentado na Câmara

Legislativo transferiu mais R$ 37,112 milhões à Prefeitura

Curtir
Em cumprimento à Lei Orgânica, que estabelece a obrigatoriedade do ato, os vereadores da Câmara Municipal de Santos receberam o prefeito Rogério Santos para apresentação do Plano de Resultados 2021 e do Plano de Metas 2022.

O presidente da Mesa, vereador Adilson Junior deu abertura ao evento, destacando o quanto o Legislativo esteve junto à administração municipal e à municipalidade, propondo e apreciando projetos importantes como o pautado (PDM/PDR),  num esforço de cada vereador e de cada vereadora, que participaram efetivamente dos trabalhos, não se restringindo apenas à apresentação de proposituras, mas atuando de fato, no enfrentamento da pandemia.

O prefeito recebeu das mãos do presidente, mais um cheque de 36.400 milhões de reais, valores que  somados aos 18 milhões já tansferidos, demonstram que “a Casa cumpre um papel significativo de devolução, possível graças ao modelo de gestão e de economicidade adotados”, conforme afirmou Adilson.

Entregue ainda, mais um cheque de 712 mil reais, fruto de dividendos de investimentos, um valor importante e que não compunha o orçamento, um “dinheiro novo”. Concluindo, o presidente Adilson salientou que a Câmara transferiu durante o ano, a soma de  55,112 milhões de reais ao Executivo, para serem empregados nas mais diversas políticas públicas de enfrentamento de  questões em toda a cidade de Santos.

O prefeito recordou os investimentos realizados na entrada da cidade, que receberá mais recursos já anunciados pelo governo do estado, especialmente no São Manoel.

Foram realizados investimentos na  Maternidade do Hospital dos Estivadores, inauguradas 3 UPAS, 11 policlínicas, 8 novas escolas, a ponta da Praia, o Centro de Convenções.

O prefeito afirmou que em outubro, das 885 propostas do PDR – Plano de Resultados - 2.021, 52% estavam em andamento, 42% executadas e 7% parcialmente cumpridas. Quanto ao PDM – Plano de Metas, que é plurianual, foram cumpridas 15% e 85% estão em andamento.

Rogério Santos falou do enfrentamento à pandemia, afirmando que ninguém morreu por falta de atendimento e que a cidade aumentou de 96 para 420 os leitos de UTI, destacando a estrutura montada para a vacinação da população contra a Covid 19.

Outras ações importantes foram citadas, como a distribuição de 85.020 cestas básicas e as refeições fornecidas pelo Bom Prato que chegaram a 1.490.621. O Capacita Santos, que beneficiou 5200 pessoas com os cursos e renda mensal também foi lembrado pelo chefe do executivo.

Na educação, foi destaque a promessa de inaugurar no começo do ano a UME Noel Gomes e o programa Educa Santos (parceira com a TV Cultura) para dar reforço à educação. Outro ponto importante citado foi o projeto da UME José Carlos de Azevedo Junior.

Na Saúde, o prefeito anunciou a construção das Policlínicas Estuário/Macuco, Vila Progresso e Centro da Juventude (Dique).

Na habitação, anunciou 990 unidades habitacionais já acordadas com o governo do Estado, com possibilidade de chegar a 1100.  Destas 300 unidades serão construídas no Jabaquara, 140 no Bananal e o 550 unidades no Prainha.

As obras de recuperação de 15 morros, afirmou Rogério, já estão sendo entregues e as intervenções  de macrodrenagem receberam 130 milhões do governo do estado.

As inovações para o Centro de Santos são as obras do VLT, os cursos da Unifesp, além da entrega da  Casa do Trem Bélico e outros projetos para fomentar a economia na região central.

Na ocasião, os vereadores também fizeram considerações a respeito da apresentação do chefe do executivo.

Álbum de Fotos