PL sobre reuso da água da chuva será apresentado

Proposta será encaminhada pelo Arlindo

"A cidade de Santos precisa criar um sistema que faça o reuso da água da chuva". Essa afirmação é do vereador Arlindo Barros (PSDB) que vai apresentar um projeto de lei defendendo essa utilização em condomínios, clubes, entidades, conjuntos habitacionais e demais imóveis residenciais, industriais e comerciais.

O objetivo é a instalação de reservatórios para captação e utilização de águas pluviais para uso não potável, reduzindo o consumo de água da rede pública e o alto custo de fornecimento da mesma, além de despertar o sentido ecológico e financeiro com a finalidade de não desperdiçar o mais importante recurso natural do planeta: a água.

"O excesso da água contida pelo reservatório deverá, preferencialmente, infiltrar-se no solo, podendo ser despejada na rede pública de drenagem ou ser conduzida para outro reservatório e ser utilizada com finalidades não potáveis", explica Barros.

O projeto de lei ainda prevê que o Poder Público Municipal deverá incentivar o sistema de reuso de águas não potáveis, disponibilizando os serviços técnicos e operacionais, inclusive quanto à orientação para instalação, operação e utilização segura do sistema. A lei ainda permite firmar convênio com entidades sem fins lucrativos, para desenvolver o programa de reuso, oferecendo assessoria técnica, cursos e treinamentos.

A captação de água da chuva é uma prática muito difundida em países como a Austrália e Alemanha, onde novos sistemas vêm sendo desenvolvidos, permitindo a captação de água de boa qualidade de maneira simples e bastante efetiva em termos de custo-benefício.

"Em uma residência padrão, a água de chuva pode substituir a água tratada (e potável) da rede pública em diversas aplicações, tais como vasos sanitários, maquinas de lavar, entre outras, representando em média 50 % do consumo físico", explica o vereador.

Outro fator a ser considerado é a economia no bolso dos moradores da cidade "Esta é uma alternativa para a diminuição do consumo de água, fato que naturalmente trará uma diminuição de despesa considerável ao bolso dos contribuintes e ainda cuidando para a preservação desse recurso natural."

Wilson Soares - Assessor de imprensa
MTB. 43.216 // (13) 9704-4470.
www.arlindobarros.com.br