PL quer estimular a prática da leitura

Objetivo é atingir escolas municipais

Com intuito de estimular a prática da leitura nas escolas municipais de Santos, o vereador Antônio Carlos Banha (PMDB) apresentou Projeto de Lei que instituirá como atividade multidisciplinar a leitura de, pelo menos, um livro por semestre.

Se a proposta for aprovada, essa atividade será apresentada aos estudantes da 5ª série do ensino fundamental e das demais séries do ensino médio da rede pública municipal de ensino. O conteúdo do livro será de livre escolha da escola ou do docente responsável pela classe. Ao final da leitura, o aluno será submetido a uma avaliação de interpretação de texto.

De acordo com Banha, a proposta é estimular os jovens da cidade a encarar a leitura como um habito. “As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem os livros de lado. E o resultado disso é uma juventude com vocabulário e conhecimento geral limitados.

A leitura é crucial para a evolução do ser humano, pois é por meio dela que podemos enriquecer nosso conhecimento e dinamizar o raciocínio. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse uma rotina, muitos saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo. Por isso, defendo o incentivando à leitura. Só dessa forma teremos uma população mais informada e crítica”, explica Banha.

Dispensa aos “cuidadores”

Se projeto de lei, de autoria do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB), for aprovado, os servidores públicos que cuidam de parentes próximos ou que tenham a guarda de um portador de deficiência poderão ter dispensa parcial de sua jornada de trabalho.

Para o parlamentar, os “‘cuidadores’ são muito importantes para o conforto, segurança e ampliação do convívio social, dos deficientes”. Caso a propositura seja sancionada, os servidores públicos que forem contemplados pela lei trabalharão apenas metade de sua carga horária semanal, sem ter cortes em sua remuneração.

Assessoria de imprensa do vereador Antônio Carlos Banha (PMDB)
(13) 3021-6394; 3219-6419