PL propõe medidas às funerárias

Objetivo é prevenir meio ambiente. Confira

“O assunto é delicado, chega até a ser desagradável, mas é de extrema importância para a prevenção do meio ambiente”. Assim, o vereador Marcus de Rosis argumenta sobre o projeto recentemente apresentado onde solicita a implantação de uma Política Municipal de prevenção e eliminação das contaminações freáticas nos cemitérios pelos resíduos resultantes da decomposição humana.

Trata-se de um projeto objetivando que todas as funerárias, responsáveis pelos sepultamentos realizados em cemitérios dentro da cidade contem com medidas de prevenção contra a contaminação do aquífero freático pelo necrochorume, líquido que os corpos em decomposição liberam, contemplando medidas seguras, que garantam a acomodação e o isolamento do cadáver na urna mortuária, de forma que a sepultura e o lençol freático não venham a ser contaminados.

“Quando o solo possui uma boa capacidade natural de depuração e o nível do lençol freático tem uma profundidade acentuada, o líquido transforma-se em adubo orgânico e as bactérias e vírus morrem. Nessa condição dita ideal, os cemitérios não contaminam o meio ambiente. Mas, quando o solo permite uma infiltração rápida, a profundidade do lençol freático é baixa, os túmulos não são tão bem construídos e o cemitério não possui uma boa canalização das águas das chuvas, nessas condições, não há tempo hábil para a decomposição em substâncias inofensivas e o citado líquido atinge o lençol freático praticamente com todas as suas cargas químicas e microbiológicas, representando um enorme perigo à saúde pública”, justifica o vereador.

“O descaso de muitos cemitérios no cuidado de suas instalações e a falta de interesse no assunto acabam levando riscos ambientais à população. Sendo assim, é preciso lidar com a questão de frente em busca de uma solução viável, buscando tecnologias voltadas especialmente para a atividade funerária” acrecenta De Rosis.

No projeto, o vereador santista explica que já existe um produto voltado a amenizar ou cessar essa contaminação. Trata-se do invólucro protetor. Consiste em um produto acomodado na parte interna da urna funenária que tem como objetivo conter e absorver o líquido da coliquação, impedindo seu contato direto com o solo e, com isso, neutralizando seus efeitos nocivos. Tal equipamento facilita também o processo de exumação, pois possui um sistema de linhas nas bordas que ao serem acionadas permitem seu fechamento e a acomodação dos ossos na forma de uma bolsa, agilizando sua remoção e evitando seu contato direto.

Assessoria de Gabinete - 3219-6406
Vereador Marcus de Rosis