PL prevê mais higiene na venda de bebidas

Entre as novas exigências está o fornecimento aos consumidores de canudos de plástico descartáveis embalados individual e hermeticamente.

A Prefeitura enviou à Câmara projeto de lei complementar de mesmo teor de proposta do vereador Marcelo Del Bosco (PPS), obrigando os restaurantes, lanchonetes, bares e similares, a usar e fornecer a seus clientes canudos de plástico individual e embalados.

A proposta de Del Bosco - apresentada no plenário da Câmara no final de 2006, teve parecer favorável e seria votada ainda este mês. “Por trata-se de assunto de extrema relevância, envolvendo a saúde pública da cidade, esperei o projeto passar por todas as comissões da Casa”, justificou o vereador.

RISCO À SAÚDE
Segundo o parlamentar, é preciso proibir a comercialização do produto da forma como ela está atualmente. “Em muitos locais, o canudo está totalmente exposto, representando sério risco à saúde pública”, disse.

Ainda segundo o vereador, a iniciativa não é novidade. “No Município do Rio de Janeiro, essa prática já foi implantada, inclusive esse procedimento existe há mais de uma década em países da Europa”, comentou.