PL institui Ginástica Laboral em Santos

Medida prevê exercícios no ambiente de trabalho

Curtir

Visando benefícios para a saúde do trabalhador, o vereador Adilson Júnior (PT) apresentou Projeto de Lei que institui em Santos a Ginástica Laboral em empresas públicas e privadas com mais de 100 pessoas em seu quadro funcional.

“O objetivo é prevenir lesões ocupacionais, além de proporcionar uma melhor utilização da capacidade funcional do trabalhador, por meio de exercícios de alongamento e recreativos”, afirmou Adilson Júnior.

A proposta é que a ginástica seja realizada diariamente, sem acréscimo de tempo na carga horária do trabalhador, antes, durante ou depois do expediente, por um período não inferior a 10 minutos e não superior a 30 minutos, a critério da empresa.

Os conteúdos programáticos e os exercícios deverão ser elaborados e aplicados por profissionais habilitados em Educação Física, observando-se as necessidades e limitações individuais de cada funcionário.

Segundo o vereador, cerca de 4 milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas.

Adilson Júnior explicou que a prática da Ginástica Laboral é capaz de combater e prevenir as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT). “Os exercícios no ambiente de trabalho são aliados importantes contra o sedentarismo, estresse, depressão e ansiedade, além de favorecer o trabalho em equipe”.

Para a empresa, ele destacou que a Ginástica Laboral tende a reduzir despesas por afastamento médico, acidentes e lesões, aumenta a produtividade e qualidade, além de melhorar a imagem da instituição perante funcionários e sociedade.

Gabinete: R. XV de Novembro, 103/109 – 1º andar, Sl. 03 – Centro – Santos/SP – CEP 11010-151 | Tels: (13) 3219.5707 / 3211.4100 – www.adilsonjunior.com.br
E-mail: vereador@adilsonjunior.com.brAssessoria
Assessor de Imprensa Luiz Carlos Ferraz - MTb. 2045