PL de Duppre cria Parlamento Jovem

Iniciação política poderá ser a partir dos 14 anos

Apostando na força da juventude para oxigenar a política santista, o vereador Hugo Duppre (PMN) apresentou na sessão da Câmara desta segunda-feira (03) Projeto de Resolução que cria o Parlamento Jovem de Santos. A matéria seguiu agora para análise nas Comissões Permanentes do Legislativo e depois retornará ao plenário para ser votada.

Hugo integra a Comissão Especial de Vereadores (CEV) criada com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas para os jovens da cidade. Ao anunciar o projeto, ele explicou que foi procurado por estudantes que lamentaram a inexistência de espaço para expor ideias e preparar o jovem para sua efetiva participação na política.

“O Parlamento Jovem será importante para incentivar a discussão política e informar a juventude sobre o processo legislativo”, defendeu o vereador. “Será um instrumento educativo para que o jovem saiba como deve proceder para sugerir, debater e fazer as mudanças necessárias para melhorar a cidade e a comunidade em que vive”.

Conforme especifica o Projeto de Resolução, anualmente haverá uma sessão do Parlamento Jovem nas dependências da Câmara Municipal. Durante todo um dia, os 17 “jovens vereadores” eleitos serão diplomados, tomarão posse e apresentarão seus trabalhos, que serão previamente avaliados e, dependendo da relevância, poderão ter tramitação legislativa e até serem convertidos em lei.

O processo de escolha dos 17 jovens vereadores exigirá a mobilização dos alunos de escolas públicas e particulares de Santos, que estejam cursando o último ano do Ensino Fundamental ou o primeiro ano do Ensino Médio. Por meio do incentivo em sala de aula, eles serão informados sobre o funcionamento do Legislativo e poderão inscrever seus trabalhos no concurso. Os melhores, a partir de critérios a serem definidos por uma Comissão a ser formada entre os vereadores, participarão do Parlamento.

“Os jovens precisam ser estimulados a perceber o seu papel diante dos grandes problemas que os afetam, tais como melhores condições de vida, saúde, educação, segurança, bem-estar sócio-ambiental, distribuição de renda”, comentou Hugo, citando que esse despertar já vem ocorrendo em Santos, “após um período de alienação, possivelmente provocado pelos anos de ditadura”.

Nesse sentido, ele cita o grupo de Jovens Empreendedores ligado à Associação Comercial de Santos, que trabalha pelo desenvolvimento do empreendedorismo. “Iniciativas como essa devem ser apoiadas e outras ideias motivadoras da juventude santista devem ser estimuladas”, frisou Hugo, lembrando que Santos já realiza a Semana do Jovem Empreendedor e está em tramitação projeto de sua autoria que institui a Semana da Juventude.

Gabinete: R. XV de Novembro, 103 – 2º andar, Sl. 09
Tels: (13) 3219.6391 / 4211.4100 Ramais 4117 / 4172 (Mariana)
E-mail: hugoduppre@camarasantos.sp.gov.br
Assessoria de Imprensa – Luiz Carlos Ferraz – MTb. 2045
Tels. (13) 3284.2373 / 9147.6668.